
Com Garantido e Caprichoso comemorando cem anos em 2013, o 48º Festival Folclórico de Parintins, que ocorreu nos dias 28, 29 e 30/06, tem tudo para ficar na história. Ainda mais com a inauguração do novo Bumbódromo, que foi reformado e ampliado para receber o festival do centenário.
O festival que comemorou o centenário dos bumbás foi iniciado com o Garantido, na sexta-feira (28/06). O boi vermelho e branco fez uma apresentação com pontos altos, com o surgimento do boi bumbá em um balão de ar em forma do coração vermelho símbolo do Garantido e o apresentador Israel Paulain invadindo o espaço ‘Galera’ do Bumbódromo e comandando a nação vermelha.

O Caprichoso entrou logo depois e mostrou uma apresentação tecnicamente quase perfeita, com muitas alegorias trazendo os principais itens pelos céus de Parintins e apostando no tema do centenário, homenageando o seu fundador, Roque Cid, e outras figuras importantes do boi azul e branco.

Com a mesma ordem de apresentação da noite anterior, a segunda noite do festival folclórico, realizada no sábado (29/06), foi marcada por mais homenagens ao centenário dos bois e incidentes na arena do Bumbódromo.
O Garantido aproveitou o começo da sua apresentação para fazer uma justa homenagem à família Monteverde, fundadora do boi vermelho e branco, com os filhos de Lindolfo Monteverde, João Batista e Maria do Carmo, que estavam na arena e participaram ativamente do espetáculo vermelho.

No entanto, a apresentação do Garantido ficou marcada pelo susto do fogo que quase tomou conta de uma das partes da alegoria do Curupira, no item Lenda Amazônica. Felizmente o fogo foi logo apagado pelos bombeiros e ninguém saiu ferido.
Já na apresentação do Caprichoso também ocorreu um incidente. Um jovem que estava em cima de umas alegorias caiu e teve que ser levado para o hospital. Felizmente, segundo os médicos, a situação não é grave.
No restante, o bumbá azul manteve o nível da noite anterior e impressionou nas alegorias, principalmente a última a entrar na arena, que representava o ritual indígena de Bororo e causou arrepios na plateia.
