Nos dias 16 e 17 de agosto, o Bom Retiro recebeu o 18º Festival de Cultura Coreana – Coreia Town, uma das maiores celebrações da cultura coreana fora da Ásia e o maior evento do Brasil. Organizado pela Associação Brasileira dos Coreanos em parceria com a +SG Solution Group, o evento gratuito reuniu mais de 100 mil pessoas em dois dias de programação repleta de música, gastronomia e experiências culturais.
A Praça Coronel Fernando Prestes foi transformada em uma verdadeira vila coreana, com feira gastronômica composta por mais de 40 restaurantes oferecendo pratos típicos, além de barracas de artesanato, caligrafia, hanbok (traje tradicional) e souvenirs. Já o Edifício Oswald de Andrade recebeu workshops artísticos, gastronômicos e uma feira de intercâmbio estudantil, fortalecendo ainda mais a troca cultural.
Entre os destaques do festival, a banda de K-Pop Younite realizou sua primeira apresentação na América do Sul, com dois shows gratuitos que lotaram a praça. O evento também contou com demonstrações de Taekwondo, concursos, danças e outras atrações que deram vida ao bairro paulistano.
De acordo com Bruno Kim, presidente da Associação Brasileira dos Coreanos, o evento reafirma a força desta cultura na capital: “O Coreia Town não é apenas uma festa, mas uma ponte de integração. Mostramos a riqueza da nossa cultura, ao mesmo tempo em que fortalecemos os laços com a cidade que acolheu nossa comunidade.”
O 18º Festival de Cultura Coreana – Coreia Town foi realizado com o patrocínio de Jinro, O Boticário, ABIV, Hanaro e Prefeitura de São Paulo. Como apoiadores, estiveram presentes instituições como Consulado Geral da República da Coreia, Prefeitura de São Paulo, CultSP Pro, Centro Cultural Coreano, Centro de Educação Coreana, Korea Agro-Trade Center, KOWIN Brasil, entre outros.