A quinta edição do Festival de Cinema Curta Amazônia está com inscrições abertas até 15/04 para cadastro de filmes de curta, média e longa metragens. Os trabalhos selecionados serão apresentados gratuitamente ao público em Porto Velho na primeira semana de junho.
O conceito do festival em 2014 é ‘Olhar de Cinema na Amazônia’; já a temática é livre. Segundo o organizador do festival, Carlos Levy, com o conceito deste ano a mostra buscou valorizar as produções feitas na Região Norte que culturalmente recebem pouco ou nenhum apoio.
Além da apresentação de filmes, a programação do festival de cinema inclui palestras sobre cultura regional e produção audiovisual na Amazônia, além de atividades com interação com o público.
Os filmes apresentados no evento participarão da mostra competitiva e paralela e concorrem ao troféu Arara Azul. “Esse troféu foi uma forma que encontramos para colocar em debate a extinção deste animal na Amazônia”, disse Levy.
A Associação Curta Amazônia, realizadora do festival, também promove uma mostra itinerante, onde os filmes são apresentados às comunidades e aos estudantes da rede pública e particular de ensino.
Para Levy, o festival ajuda a dar visibilidade aos trabalhos dos produtores da região e também apresenta ao público filmes que ficam de fora do circuito comercial nacional.
“Nós temos culturalmente esse incentivo de valorizar os filmes de fora e não as produções brasileiras, mas isso vem mudando gradativamente. O festival vem criado uma platéia para essas produções”.
Inscrição
A inscrição dos filmes é gratuita e ocorre no site do Festival. Conforme o regulamento, estão aptas a participar produções nacionais e estrangeiras nas categorias animação, documentário, ficção, experimental e clipes. A divulgação dos filmes selecionados será em 20/05.
A duração dos filmes para inscrição está dividida em acima de 70 minutos (longa-metragem), até 69 minutos (média-metragem) e entre um e 15 minutos para curtas-metragens.
“O padrão de tempo que usamos no festival é o padrão da Agência Nacional do Cinema“, garantiu Levy. Os filmes devem ter conclusão a partir do primeiro dia de janeiro de 2010.