Faz muitos anos que o Festival de Cannes, que em 2025 acontece entre os dias 13 e 24 de maio, é utilizado como plataforma estratégica para os profissionais de marketing cinematográfico. Durante o evento, todos os olhares estão voltados para as câmeras, celebridades e o luxo que envolve a sétima arte, construindo grandes oportunidades para as ações que estiverem ao redor da Riviera Francesa.
Contudo, os frequentadores do festival estão sentindo falta das divulgações offline. De acordo com a Variety, a Boulevard de La Croisette, que costumava estar cheia de ativações voltadas para filmes de todos os estilos e das estratégias promocionais mais engenhosas de Hollywood parece estar vazia.
“Missão: Impossível — Acerto de Contas”, com Tom Cruise, foi o filme americano de maior sucesso que chegou em Cannes, abrindo muitas possibilidades para impactar o público. Mas, em vez de usar algum dos elementos de ação do roteiro, a campanha incluiu apenas o elenco percorrendo o tapete vermelho acompanhados por uma orquestra tocando o tema do filme e uma instalação de telas assimétricas de 6 metros exibindo o trailer na frente do Carlton Hotel.
Ao mesmo tempo, a Apple Studio e a Warner Bros. parecem estar desperdiçando a oportunidade de aproveitar que o Grande Prêmio de Mônaco, também na França, acontece em poucos dias para divulgar o drama “F1” (abreviação para Fórmula 1).
Os boatos envolvem alguns fatores que podem estar colaborando para essa falta de divulgação: as restrições orçamentárias, a mudança de prioridade nas estratégias de marketing dos estúdios, diminuição dos frequentadores que faziam as ações e investimento mais focado nas plataformas de mídia, como o TikTok.
Sobrou para as patrocinadoras
Ainda que o marketing cinematográfico esteja um pouco em falta, as patrocinadoras e fornecedoras, mesmo que não todas, investiram em ativações para o público do Festival de Cannes 2025 e complementaram o clima glamouroso.
Campari
A Campari segue com estratégias de fortalecimento e conexão com o cinema através da campanha “We Are Cinema”, durante o evento. Neste ano, a ação foi adaptada localmente, ao com o mote “Baseado em Paixões Reais”, que celebra a paixão brasileira pela sétima arte e a autenticidade das histórias.
A participação inclui o passion scarf, um lenço de design exclusivo, usado pelos convidados da marca e estampado com nomes que homenageiam talentos do audiovisual vindos de territórios periféricos, o Bar Campari, evento “Discover Red” no Hyde Beach by Campari, afterparties e um coquetel intimista em homenagem ao Spike Lee.
Air France
A Air France, companhia aérea, reabre sua praia privativa na Av. Croisette para celebrar a sua nova experiência de viagem La Première. A Praia da Air France conta com um restaurante, um lounge ao ar livre, um bar e espreguiçadeiras com acesso direto ao mar. Os frequentadores do festival também poderão conferir uma maquete da nova suíte La Première, em exposição em uma vitrine personalizada na areia.
Nespresso
A pop-up La Plage da Nespresso é uma experiência cinematográfica que une cafés e almoços na Riviera Francesa. O ambiente instagramável cor de pistache, nova aposta da marca, é inspirado nos anos 90s e se estende da praia até o píer, sendo um espaço para que os hóspedes possam se conectar, compartilhar histórias e desfrutar de momentos significativos.
L’oreal Paris
Para o tapete vermelho do Festival dde Cannes 2025, a L’Oréal Paris continuará seu papel como maquiadora oficial do evento, criando looks para celebridades e embaixadores da marca na Worth It Suite e operando a loja pop-up “L’Oréal Paris Beauty Bar” aberta ao público.
Chopard
A marca de acessórios de luxo apresenta o Chopard Café, uma pop-up exclusiva no Hotel Martinez. O design do espaço captura o espírito da maison com um equilíbrio entre modernidade e tradição, com um cardápio inspirado nos sabores da Provença e na elegância da alta gastronomia francesa.
Durante o festival, o café também sediará uma série de eventos privados, desde almoços intimistas a entrevistas para a mídia e encontros exclusivos para amigos da marca. Para a Chopard, a ativação é uma extensão de seus valores, uma homenagem ao artesanato e uma maneira sofisticada de se conectar com seu público.