Experiência de Marca

Festival Brasileiro de Teatro inaugura com a peça "Ovo"

É a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia o evento que tem, em sua programação, 11 espetáculos, 24 apresentações, incluindo as exclusivas para alunos da rede pública de ensino.

A 14ª edição do FBT (Festival Brasileiro do Teatro) – Cena Distrito Federal, que está sendo realizado em Campo Grande, começou neste domingo (23/06). A abertura, no Aracy Balabanian, foi com a encenação do espetáculo “Ovo”, do Circo Teatro Udigrudi.

A peça conta a história de três sujeitos que vivem no lixo e do lixo. Os personagens, que não têm nomes, têm fome de tudo. Anseiam, inclusive, por dignidade e um mundo mais justo. São palhaços, mas sofridos, calejados da vida. Vivem às margens de tudo. Alimentam-se e vestem-se de restos. É do lixo que tiram o sustento e, diga-se de passagem, o alento.

A ambientação cenográfica, que ganha vida com a iluminação e a movimentação dos personagens, conta pelo menos dez quilos de latinhas amassadas, entre outros objetos, como latas de tintas vazias e galões de água.

O espetáculo foi montado há dez anos, mas está viajando o Brasil desde 2005. A proposta é falar de “tudo um pouco”, abordando especialmente as questões sociais e ambientais.

Idealizador e coordenador do evento, Sérgio Bacelar, avaliou como positiva a abertura do festival na cidade. Esta foi a primeira vez, em 14 anos, que a atração começou no domingo, dia que, geralmente, tem menos público, mas a “quebra de protocolo” foi justificável.

O Festival de Teatro Brasileiro começou dia 23/06 e termina em 07/07. É a primeira vez que Mato Grosso do Sul sedia o evento que tem, em sua programação, 11 espetáculos, 24 apresentações, incluindo as exclusivas para alunos da rede pública de ensino.

Na lista também há oficinas, ações de fortalecimento das artes cênicas no Brasil e rodadas de negócios. Grande parte das peças terá entrada gratuita. Os preços das que são cobradas variam de R$ 10,00 a R$ 20,00.