Experiência de Marca

Festa de São Sebastião: Um megaevento no centro da cidade

Para fazer um evento de qualidade, a comunidade católica caiense investe muito. É muito caro o aluguel e montagem das grandes coberturas de lona e a contratação de bandas famosas para animar o ambiente.

A Festa de São Sebastião , realizada na cidade de São Sebastião do Caí, é como aquelas de antigamente: a festa do santo padroeiro. Aquilo que, nas colônias alemãs, era chamado de kerb. A mais tradicional das festas.

Mas, bota festa nisso. A Festa de São Sebastião é, talvez, a maior festa paroquial realizada em cidades do Interior do Rio Grande do Sul. Considerando-se o tamanho da cidade, é um evento grandioso.

O evento é uma prova da capacidade e dinamismo dos paroquianos caienses. A estrutura montada para a festa é fora do comum e consegue transformar a praça e ruas centrais da cidade num grande centro de eventos. Ela viabiliza a festa, mesmo em caso de chuva.

Uma megaestrutura foi montada para garantir os onze dias de festa (Foto: Renato Klein).

A festa do padroeiro é tão grande que se estende por onze dias. Ela teve início no dia 10/01 e segue até 20/01, que é o Dia de São Sebastião. A data, que é feriado municipal, cai esse ano numa segunda-feira.

Centenas de pessoas trabalham voluntariamente para pôr em funcionamento todas as atrações da festa, começando pelas missas e novenas e continuando com os divertimentos que reúnem as pessoas e estreitam os laços de amizade.

Com a experiência de quem realiza o mesmo evento há 134 anos, a comunidade católica consegue oferecer alimentação e entretenimento sadios para verdadeiras multidões que participam da festa nos dias de maior fluxo, como o feriado do dia 20/01.

Durante onze dias, todas as noites são de festa, com bandas tocando animadamente, um ótimo parque de diversões instalado, comida quentinha, bebida gelada e o encontro com amigos. A receita é infalível.

O parque de diversões é a atração para as crianças (Foto: Renato Klein).

Para fazer um evento com tal qualidade, a comunidade católica caiense investe muito. É muito caro o aluguel e montagem das grandes coberturas de lona e a contratação de bandas famosas para animar o ambiente.

O padre Carlos Roberto Vicente salienta que, para realizar uma festa de tal porte, a comunidade precisa de muito apoio e agradece a colaboração que tem recibido de instituições como o Sicredi, a Farmácia São Sebastião e a Prefeitura Municipal.

 Fonte: Renato Klein/Fato Novo.