Experiência de Marca

Feiras da Francal impulsionam a economia

Durante o ano de 2013, a Francal Feiras manteve sua estratégia de divulgação e <em>networking</em> com empresários e promotores de feiras internacionais que guardam relação com os setores que a empresa representa no Brasil.

O calendário do próximo ano contempla 13 feiras de negócios, salões integrados, fóruns e simpósios, e a comemoração de 20 anos do Prêmio Francal Top de Estilismo.

Uma das maiores promotoras de eventos de negócios da América Latina, em 2013 a Francal Feiras organizou 13 feiras que reuniram três mil empresas expositoras numa área de 285.000 m2 e receberam mais de 250.000 visitantes.

Realizou também mais uma edição do Prêmio Francal Top de Estilismo, que reconhece o talento de profissionais e estudantes de Moda e Design, com direito a uma bolsa de estudos na conceituada escola de design Moda Pelle Academy, em Milão.

Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras, analisa que o balanço anual ficou dentro das expectativas. Mesmo diante de um cenário macroeconômico pouco menos favorável que em anos anteriores, acreditamos que o aquecimento do consumo interno manteve-se num nível que gerou a necessidade de o varejo se abastecer. As grandes feiras de negócios ainda oferecem as melhores condições à renovação dos estoques, vitrines e gôndolas. 

Presença Internacional

Durante o ano de 2013, a Francal Feiras manteve sua estratégia de divulgação e networking com empresários e promotores de feiras internacionais que guardam relação com os setores que a empresa representa no Brasil.

A promotora visitou ou participou com estande das feiras de calçados GDS (Alemanha), Micam e Expo Riva Schuh (Itália); de produtos orgânicos Biofach (Alemanha); de parques temáticos Iaapa (Estados Unidos); de jogos eletrônicos Enada (Itália); e de piscinas Salón de Barcelona (Espanha).

Valorização Profissional

Um dos diferenciais dos eventos da Francal Feiras é a realização de atividades paralelas que oferecem aos visitantes uma experiência que vai além da realização de negócios. Por meio de palestras, seminários, workshops e premiações, a promotora incentiva a atualização profissional e intensifica o relacionamento com este público.

Em 2013, a feira Bio Brazil Fair, por exemplo, realizou a nona edição do Fórum Internacional de Agricultura Orgânica com a presença de importantes representantes do setor no mundo, como Ifoam, Organic Trade Association (USA), Canada Organic Trade Association e Organic Monitor.

A abertura da feira de calçados Francal foi antecedida, na véspera, pelo Fórum de Moda & Marketing, encontro voltados aos lojistas com palestras sobre economia, marketing e moda.

Entre os palestrantes estiveram o ex ministro Maílson da Nóbrega, a presidente do Magazine Luiza, Luiza Helena Trajano, e o estilista Walter Rodrigues. No seminário da Office Brasil Escolar, voltada ao varejo de papelarias, escolas e escritórios, um dos palestrantes foi o professor Mario Sérgio Cortella.

Responsabilidade Socioambiental

Há dez anos, a Francal Feiras realiza um projeto consistente de Responsabilidade Socioambiental por meio da Francal Cidadania. Entre os muitos projetos, os que mais vêm recebendo atenção são aqueles voltados à preservação da natureza.

Em 2013, a promotora reciclou 261,6 toneladas de resíduos sólidos. O volume corresponde à metade de tudo que foi gerado em todos seus eventos de negócios. Ao mesmo tempo, por meio de um projeto de neutralização de CO2, a empresa plantou mais de três mil mudas para compensar as 629 tCO2e (toneladas de Dióxido de Carbono equivalente) liberadas nestes eventos.

Calendário 2014

Em 2014, a Francal Feiras completa 46 anos de atuação no mercado. Seu portfólio contribui diretamente para o desenvolvimento de 15 importantes segmentos da economia nacional. Para o ano, o calendário de eventos da empresa prevê até o momento 13 eventos.

A diferença em relação a 2013 é o intercâmbio entre as feiras de periodicidade bienal: sai a Expolazer (piscinas e áreas de lazer) e entram a Expobor (artefatos de borracha) e Pneushow-Recaufair (pneus). Esta última reserva a principal novidade de 2014: o UnderTruck – Salão de Equipamentos, Produtos e Serviços para Manutenção e Segurança de Frotas, um espaço criado para atender especialmente a demanda de frotistas por soluções e equipamentos voltados à manutenção e à segurança de veículos.

O ano de 2014 marca também a comemoração da 20ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo. Há duas décadas, a premiação, sem cunho comercial, colabora na inclusão de estudantes, e mesmo de profissionais que já atuam na área, no concorrido mercado da Moda. Neste período, a Francal, com a Moda Pelle Academy, financiou bolsas de estudos em Milão para oito vencedores.