A Feira Internacional de Turismo (Fitur) encerrou sua 34ª edição superando todas as expectativas, com incremento de visitantes durante os três primeiros dias de evento entre 3% e 5%, elevando o número de participantes para mais de 120 mil profissionais de mais de 100 países.
Além disso, durante o primeiro dia de abertura para o público, foi constatado um aumento de 7%, aumentado o número de visitantes para cerca de 220 mil pessoas, o que representa um impacto de renda para a cidade de Madri de mais de 180 milhões de euros.
Estes números confirmam a dinâmica positiva do turismo e da avaliação geral dos participantes que foram destaque positivo na confiança e otimismo que se desenvolveu a feira de negócios, dentro de um cenário de maior recuperação.
Também foi registrado uma forte presença internacional na Fitur, com a visita de mais de 50 ministros do Turismo da Europa, Ásia, África e América Latina, além de representação nacional, chefiada pelo príncipe e a princesa de Astúrias, que inaugurou oficialmente a feira, assim como o primeiro-ministro e 13 ministros executivos da Espanha.
Relacionado a presença internacional, vale destacar o crescente número de profissionais internacionais de países como Estados Unidos, China, Itália, Holanda entre outros.
A organização da feira, Ifema, celebrou o anúncio de dados históricos para o turismo espanhol, que colocou a Espanha em terceira posição mundial, ultrapassando a China em número de turistas, e segundo em receitas de turismo.
No mundo digital, onde a Fitur é referência no setor de turismo da mídia social e à frente dos outros grandes eventos internacionais, com mais de 71 mil seguidores no Facebook, 33 mil no Twitter, sete mil no LinkedIn, além de sete mil seguidores na maior rede social de língua russa, V Kontakte.
E conseguiu durante esta edição da Fitur gerar 76 mil tweets sobre a feira, quase o dobro do registrado no ano passado, e ainda 52 mil com a hashtag #Fitur, com um pico de 17 mil no dia da inauguração, o que fez a feira estar em primeiro no Trending Topic nacional nos cinco dias de feira.
Enquanto isso, o aplicativo Fitur teve 1.775 downloads na loja da Apple Store, sendo o número dois em downloads em todo o país na categoria de negócios e 1.715 downloads em Android. No total, durante todos os dias da feira, foram produzidos 277 mil impressões.