Fomentando os negócios entre Itália e Brasil, foi lançada no dia 27/11, em Roma, uma inédita oportunidade de intercâmbio entre os países, voltado para a indústria náutica.
Em coletiva de imprensa, entidades e organizações italianas e brasileiras apresentaram a primeira Feira Internacional de Tecnologia e Design do Mar da Itália no Brasil (Fimar).
O evento, marcado para abril de 2015, contará com o melhor da indústria náutica e naval italiana, além das tecnologias e design da primeira excelência mundial do setor náutico.
Resultado de acordos entre o Ministério Italiano do Desenvolvimento Econômico, Ucina e o Governo de Santa Catarina, promovidos e apoiados pela Associação Brazil Planet em colaboração com Assonautica e a Associação Náutica Catarinense para o Brasil – Acatmar, a Fimar irá trazer para Santa Catarina o modelo náutico italiano.
“Esta feira é o resultado concreto das relações bilaterais entre o governo de Santa Catarina e o governo italiano, o que nos permitiu nestes anos navegar juntos para um objetivo comum, que combina o melhor de nossas habilidades: design, tecnologia e fabricação italiana.”, declara Domenico Calabria, da Brazil Planet, organizadora do evento.
De acordo com Giuseppe Tripoli, diretor-geral do Ministério do Desenvolvimento Econômico italiano, a escolha de Santa Catarina, que é o segundo polo náutico do Brasil, como palco do evento se deve ao grande potencial do Estado para o desenvolvimento do setor. Além disso, a cidade de Florianópolis é um destino privilegiado na América Latina para eventos relacionados com o turismo e náutica.
Além da integração comercial, a feira de negócios coloca o ‘Sistema Itália’ em comparação com o mercado brasileiro, considerado “funcional” para as empresas italiana.
O presidente da Unioncamere (União Nacional das Câmaras de Comércio italianas), Ferruccio Dardanello, aponta que o evento será importante tanto para aqueles que querem produzir localmente, seja para as partes que associam o produto solicitado ao appeal do “Made in Italy”.
“Todas as pesquisas confirmam que, no Brasil, a marca Made in Italy, em todas as suas formas, tem um valor enorme. A Fimar representará uma excelente oportunidade para as empresas que podem crescer por meio de joint ventures com parceiros locais. A Unioncamere e Assonautica italiana prestam especial atenção a iniciativas como esta, que representam uma oportunidade para valorizar a cadeia da indústria náutica de e indústrias relacionadas.”, destaca.