Experiência de Marca

Feira de Municípios inova na edição deste ano

Além da tradicional exposição de artesanato e cultura dos municípios, durante a feira acontecerá diversos eventos relacionados aos municípios, alguns são: 2º congresso Alagoano dos Municípios, Musa dos Municípios e I Mostra Alagoana de Gastronomia.

Este ano, a Feira dos Municípios acontece no período de 23 a 26/01, no Centro de Convenções de Maceió. Coordenada pela Associação dos Municípios Alagoanos, com a parceria do IBCOM e apoio do Governo do Estado, o evento já se tornou marco no calendário turístico do Estado.

Além da tradicional exposição de artesanato e cultura dos municípios, durante a feira acontecerá diversos eventos relacionados aos municípios, como o “2º congresso Alagoano dos Municípios”, a escolha da “Musa dos Municípios”, o “I Mostra Alagoana de Gastronomia”, o “Encontro de Bandas e Fanfarras” e a final do “I Caldeirão de Letras”.

 2º congresso Alagoano dos Municípios, pretende fortalecer a gestão pública dos municípios, através de palestras técnicas. O evento será divido em dois eixos. “Gestão”, que envolve temas ligados a administração pública; e “Saúde”, com temas exclusivos para os secretários municipais de saúde.

O Caldeirão de Letras é uma iniciativa da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (Undime), que pretende reunir os alunos da rede municipal de ensino para participar de uma gincana de soletração.

A Musa dos Municípios consiste em escolher a menina que vai representar todo o Estado e já se tornou tradicional na Feira. Lourrane de Matos, de Igreja Nova, deve passar a faixa para nova representante, no dia 25/01, quando todas as meninas irão desfilar com traje de banho e de gala. O coordenador do evento, Paulo Magalhães, o júri técnico e a premiação da vencedora só serão divulgados no dia do evento.

Para prestigiar as bandas de fanfarra que sempre abrilhantam a Feira dos Municípios, os organizadores resolveram promover o I Encontro de Fanfarras. Segundo Júnior, IBCOM, não se trata de uma competição, todas as bandas serão premiadas.

Mais uma novidade para Feira de 2014 é a I Mostra Alagoana de Gastronomia. O evento valoriza culinária tipicamente alagoana, com palestras, degustações e a apresentação de gastrônomos importantes. Segundo a coordenadora do evento, Simone Muniz, a primeira turma que se forma em gastronomia no Estado vai colar grau no evento.

“Vamos valorizar o que é nosso. A tapioca, por exemplo, se tornou patrimônio de Olinda, quando na verdade são os alagoanos que consomem mais tapioca”, afirmou Simone.