Quem não tem vontade de ter o próprio negócio, e, com ele, a receita certa para o sucesso? Optar por uma franquia pode ser um atalho nesse processo. Isso porque geralmente a marca já está consolidada no mercado e, com a autorização de uso do nome, oferecendo os mesmos produtos ou serviços, geralmente se tem a fórmula para fazer a empresa vingar.
Pensando nisso e em estimular a abertura de franquias no Grande ABC, a Associação Comercial e Industrial de São Bernardo (Acisbec) investiu R$ 180 mil para realizar a primeira edição da feira ABC Franchising & Negócios.
O evento ocorrerá na sede da entidade nos dias 08 e 09/03, das 12h às 20h. São esperados cinco mil visitantes e R$ 15 milhões em negócios no pós-feira.
Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostram que, em 2012, ano em que a economia brasileira caminhou a passos lentos, o setor cresceu cerca de 16% – os números oficiais serão divulgados no dia 05/03. As franquias devem somar 2.213 marcas, 104 mil pontos de vendas e 936 mil empregos diretos.
“Queremos abrir na Acisbec uma câmara de franchising. A feira é, portanto, apenas o primeiro passo para auxiliar no desenvolvimento do setor na região”, conta o coordenador do evento Valter Moura Júnior.
“A ideia é disponibilizar uma ou duas vezes por semana consultores para orientar quem quiser abrir franquia em São Bernardo.” completa Júnior.
Ainda há três estandes livres. Para participar da feira, as empresas têm de pagar taxa de R$ 2.500, porém, somando gastos com montagem do espaço, divulgação e hospedagem, o investimento sobe para até seis mil reais
Os interessados em visitar o evento e participar das palestras sobre o assunto, que abordarão os aspectos jurídicos e práticos de franquias, como pontos positivos e negativos e o que é necessário para ter um negócio do tipo, terão entrada gratuita. Será preciso apenas se cadastrar pelo site oficial do evento.
Expositores
Durante a feira haverá franquias para todos os gostos e bolsos. Desde negócios que requerem investimento inicial de R$ 15 mil a R$ 400 mil – o que varia de acordo com a área, sendo que, em serviços, por exigir menor infraestrutura, os valores são inferiores. Em comércio, dependendo da solidez da marca, os custos sobem.