A Feira Internacional de Artesanato e Decoração (Feincartes) está pela quarta vez em Fortaleza (CE), e se transforma em uma verdadeira viagem cultural, onde é possível conhecer a arte e a cultura de vários países. A edição começa hoje (01/11) e vai até 10/11.
Para esta edição, foram confirmados representantes dos países África do Sul, Chile, Coréia, Dubai, Equador, Filipinas, Austrália, Índia, Indonésia, Itália, Japão, Palestina, Peru, Paquistão, República Tcheca, Rússia, Senegal, Tanzânia, Tunísia e Turquia.
Treze grandes Estados representarão o Brasil: Ceará, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, São Paulo e Tocantins.
A grande novidade deste ano é a participação da Rússia, que tem como característica forte a fabricação das bonecas chamadas de Matryoshka, que geralmente representam líderes políticos ou personagens de contos de fadas, também conhecidas como as bonecas da prosperidade e da maturidade.
Já a Turquia vem representada com luminárias, toalhas bordadas e jogos americanos da região da Capadócia, porta-retratos e lustres em madrepérola, bolas de decoração, bandejas das Filipinas e colchas e tapetes bordados da Índia. Os visitantes também poderão conferir e se deslumbrar com as peças da República Tcheca e do Congo, como brincos, colares, bolsas, além de esculturas do Senegal.
A Feincartes ainda apresenta uma parte gastronômica. Os queijos, os vinhos, e os sucos de uva das serras gaúchas são a atração especial. Os famosos doces de Minas Gerais, que unem a tradição dos doces artesanais, talentos típicos da culinária mineira, também farão parte da feira.