Atenta ao grande movimento turístico que a Copa do Mundo vai gerar em Belo Horizonte, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) realiza o “I Encontro de Concierges e Recepcionistas – Preparativos finais para a Copa do Mundo na grande BH”. O evento acontece nos dias 14 e 15/03, no Minascentro, paralelamente ao Salão Mineiro de Turismo.
A estimativa da Federação é de que BH e Região Metropolitana concentrem 20% dos profissionais que trabalham como concierges e recepcionistas em Minas Gerais. A FBHA propõe que o receptivo potencialize sua eficiência no atendimento aos turistas nacionais e internacionais que visitarão a cidade durante o mundial de futebol.
A realização do evento conta com a parceria da Associação Brasileira de Concierges e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais – Abih-MG.
“Líder sindical patronal dos setores de hospedagem e alimentação fora do lar, a FBHA trabalha pelo pleno desenvolvimento e profissionalismo do setor turístico. Com o evento, a associação quer reforçar o compromisso de promover os mais elevados padrões nos serviços oferecidos por hotéis, pousadas, bares e restaurantes. Todo o conteúdo do evento foi desenvolvido com foco nos diferentes perfis de turistas nacionais e estrangeiros da Copa do Mundo, considerando suas necessidades e expectativas”, destaca o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio.
O encontro contará com as palestras “Como recepcionar e encantar o turista internacional”, do presidente da Les Chefs d’Or Brésil, Guilherme Salgueiro Borges; “Como BH tem se preparado para recepcionar o torcedor turista”, do secretário municipal extraordinário para a Copa do Mundo 2014, Camilo Fraga; “Técnicas atualizadas de atendimento ao turista estrangeiro”, da diretora do Instituto de Estudos Turísticos do Rio de Janeiro – Letur, Leila Farah de Araújo; “A minha experiência em Copas do Mundo – o que evitar e o que aperfeiçoar”, com o âncora da Rádio CBN Minas, Marcos Guiotti.
A programação do evento também inclui mesas redondas. Entre os temas estão: “Turismo receptivo e capacitação”, apresentado pelo diretor do Senac Nacional, Antonio Henrique de Paula; “O papel do concierge e do coordenador de recepção”, proferido pelo gerente geral do Windsor Atlântica, Ricardo Kawa; “Relacionamento cooperativo entre concierges, recepcionistas, empresas de receptivo e guias de turismo”, exposto pela diretora regional do Les Chefs d’Or Brésil, Lidia Trindade, e “Recrutamento e seleção em hotéis – realidade e perspectivas, com participações de coordenadores de RH dos principais hotéis e operadoras hoteleiras”.
O I Encontro de Concierges e Recepcionistas – Preparativos finais para a Copa do Mundo na Grande BH reunirá concierges, recepcionistas, funcionários e empresários hoteleiros, além de outros agentes do receptivo turístico da cidade, como profissionais de bares e restaurantes, guias de turismo e ainda motoristas e representantes de cooperativas de táxi