Experiência de Marca

Fausto Celestino analisa mercado promo

Fausto Celestino, sócio-diretor da Promova Ideias (agência de promo que está se expandindo para várias regiões brasileiras), enumerou para a gente os cinco principais “erros fatais”.

Fausto Celestino, sócio-diretor da Promova Ideias (agência de promo que está se expandindo para várias regiões brasileiras), enumerou para a gente os cinco principais “erros fatais”, veja:

1. Não investir em atualização de métodos de marketing, bem como capacitação dos profissionais desta área. Empresa com filosofia de marketing ultrapassada cairá em esquecimento.

2. Não estudar/conhecer em profundidade o perfil do consumidor que deseja atingir.  Para oferecer produtos adequados e de boa aceitação, eles devem ser desenvolvidos de acordo com o que o target deseja.  O mesmo vale para estratégias de comunicação.  Ainda vemos campanhas tentando falar de modo equivocado com o target.

3. Pensar e agir somente taticamente, de forma reativa a ações da concorrência, por exemplo: algumas marcas encaram o marketing promocional como algo exclusivamente tático, quando todas as ações de uma marca deveriam ser planejadas de forma estratégica.

4. Aprovar e por em prática, projetos que foram definidos apenas pelo critério preço. Um erro destes pode deixar sequelas enormes na imagem da marca.

5. Não cuidar da fidelização de clientes, simplesmente esquecê-los/ abandoná-los após a venda. As agências devem cada vez mais planejar programas de fidelização, manutenção de clientes; pensar estrategicamente e reter o ciente pelo período mais longo possível.

Enquanto ouvimos muito sobre tendências, mudanças e o que fazer, a proposta seria trazer à tona exatamente “o que NÃO fazer”, como uma forma de chamar a atenção para o que de fato atrapalha o crescimento das agências.

Fausto Celestino, graduado em propaganda e Marketing está à frente do braço paulista da Promova, agência de marketing promocional com sede em Curitiba e filiais em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.