Duas palavras marcaram a edição comemorativa dos dez anos da Feira de Gestão da FAE: abrangência e consistência. Com um sistema de transmissão simultânea, o evento, que já é considerado um dos mais importantes da área no Brasil, atingiu 100% dos alunos da FAE em todo o País.
De 05 a 07/10, a Feira de Gestão promoveu mais de 30 atividades, entre palestras, fóruns, debates e painéis, com profissionais reconhecidos internacionalmente nas mais diversas áreas de gestão. Gustavo Loyola, Enric Segarra, Bill Capodagli, Eugênio Mussak e Susan Andrew foram alguns dos palestrantes que marcaram presença no evento.
A palestra de abertura, realizada no Estação Convention Center com o professor e consultor em qualidade e inovação Ruy Sant’Ana, mostrou o projeto FAE 2020 – o planejamento estratégico da instituição para os próximos dez anos.
As atrações internacionais da Feira foram o consultor norte-americano Bill Capodagli, que falou sobre inovação e apresentou seu novo livro “Nos Bastidores da Pixar”; o professor da Esade (Barcelona – Espanha), Enric Segarra, que lançou o livro “Empresas Ganhadoras” no Brasil, e a psicóloga, antropóloga e autora de mais 12 livros, Susan Andrew, que falou sobre um novo índice de desenvolvimento da população: a “Felicidade Interna Bruta”.
Pilares essenciais de gestão, a ética e a sustentabilidade foram abordadas no painel do professor Belmiro Valverde Jobim Castor e na palestra magna do consultor Eugênio Mussak. O professor de mestrado Cleverson Andreolli, doutor em meio ambiente, falou sobre como a gestão ambiental pode se tornar um diferencial competitivo nas organizações e o consultor de relações governamentais do Walmart, Eduardo Cidade, mostrou as ações de sustentabilidade da empresa.
Os alunos de Direito também tiveram uma programação bastante ampla na Feira de Gestão, com palestras e debates sobre a carreira, nas mais diversas áreas do Direito. O evento contou com profissionais renomados como Lara Selem, Rodrigo Regnier Chemin Guimarães, Karlo Vettorazzi, Gabriel Placha, Paulo César Busato e o desembargador Ricardo Tadeu Marques Fonseca, deficiente visual que contou como conseguiu superar o preconceito e chegar ao Ministério Público.
Outros profissionais de sucesso que falaram sobre superação e realização de sonhos na Feira de Gestão foram o campeão paraolímpico mundial de natação, Daniel Dias, e o judoca Aurélio Miguel, o atleta que trouxe para o Brasil a primeira medalha de ouro olímpica no judô.
As dez “Praças do Conhecimento”, montadas no campus FAE Centro, foram centro de networking dos estudantes, que trocaram experiências com profissionais, docentes, coordenadores de cursos e estudantes de outras áreas. Os vestibulandos contaram ainda com o projeto “Viva FAE”, com visitas ao campus, inscrição com desconto e palestras sobre os livros exigidos no vestibular da Federal.
Os debates sobre as perspectivas e desafios econômicos do Brasil pós-eleições marcaram o encerramento da 10ª Feira de Gestão, com a presença de líderes empresariais de todo o País, no Estação Convention Center. Os economistas Gilmar Mendes Lourenço (indicado ao Prêmio “O Economista do Ano”, pela Ordem dos Economistas do Brasil, em 2006 e 2010) e Gustavo Loyola (ex-presidente do Banco Central do Brasil) comandaram os debates.
Para o Reitor da FAE, Frei Nelson José Hillesheim, a Feira de Gestão atingiu a maturidade e cumpriu seu objetivo principal, que é de abrir as portas da instituição para a sociedade e as portas do mercado para os estudantes FAE. O evento teve mais de 200 pontos de transmissão simultânea e atingiu um total de mais de 15 mil pessoas, nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.