Experiência de Marca

Facebook perde espaço entre os jovens

A pesquisa foi realizada em oito países, e comprovou que os jovens entre 16 e 18 anos de idade estão deixando o Facebook de lado e migrando para Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat.

De acordo com um estudo europeu, ao qual o jornal The Guardian teve acesso, o Facebook está ‘morto e enterrado’ para os adolescentes.

A pesquisa foi realizada em oito países, e comprovou que os jovens entre 16 e 18 anos de idade estão deixando o Facebook de lado e migrando para Twitter, Instagram, WhatsApp e Snapchat.

O antropólogo europeu Daniel Miller que liderou a equipe da pesquisa, observou em seu relatório que os jovens usam o Instagram e o Snapchat no período escolar, e que há uma evasão na rede por conta do uso intensivo do Facebook por parte dos pais.

“O Facebook não está apenas em decadência, está basicamente morto e enterrado. A maioria se sente envergonhada por ser associada à rede”, afirmou Miller ao The Guardian.

“Antes os pais se preocupavam com os adolescentes no Facebook, mas agora eles dizem que suas famílias querem que eles permaneçam lá, compartilhando coisas sobre suas vidas”, disse Miller.

Os entrevistados disseram ao pesquisador que nenhum dos aplicativos supera o Facebook em termos de integração, mas acham que o WhatsApp é mais prático para mandar mensagens, por exemplo.

“O momento crucial na decisão do jovem deixar o Facebook é certamente o dia em que sua mãe lhe envia um pedido de amizade”, aponta o pesquisador.

Por fim, os adolescentes não se importam com os serviços alternativos menos funcionais e sofisticados, e não se preocupam com questões de segurança e privacidade na web, conclui a pesquisa.