Experiência de Marca

Facebook divulga vencedores do prêmio Studio Awards

O <em>Facebook</em> anunciou ontem (27/02) os vencedores da primeira edição do <em>Facebook Studio Awards</em>, prêmio que reconhece as principais campanhas de marketing baseadas em conexões sociais.

O Facebook anunciou ontem (27/02) os vencedores da primeira edição do Facebook Studio Awards, prêmio que reconhece as principais campanhas de marketing baseadas em conexões sociais.

No total foram 11 campanhas vencedoras, de 10 agências, representando 7 países. Os prêmios foram distribuídos em quatro categorias: azul, ouro, prata e bronze.

O prêmio considerou o impacto social da campanha, o tipo de interação do público, o uso dos produtos de marketing do Facebook, integração com outras mídias e a escala para compartilhar conteúdo.

Na categoria Azul, principal para o prêmio, foi reconhecida a American Express, dos Estados Unidos, com uma campanha feita pela agência Digitas para incentivar as vendas em cerca de 500 mil pequenos estabelecimentos comerciais durante um sábado. A estratégia gerou 2,7 milhões de fãs, que clicaram no botão Curtir.

A ação da Nike sobre a Corrida Rio-SP, produzida pela agência LiveAd, foi a única da América Latina a ser premiada, na categoria bronze, ao lado de campanhas de países como Estados Unidos e Austrália.

O evento aconteceu em outubro de 2011. Em parceria com a LiveAd, a Nike usou a tecnologia RFID (sigla em inglês para identificação por rádio-freqüência) numa câmera que registrava a passagem do atleta em um tapete. Imediatamente a foto era postada em seu perfil no Facebook.

“O Facebook Studio Awards é uma forma de influenciar as agências como fonte de inspiração, nova forma de compartilhar idéias, principalmente entre os produtos do Facebook, e promover o engajamento de forma social”, segundo Jennifer Kattula, gerente de marketing e publicidade do Facebook.

Desde a abertura das inscrições, em outubro, mais de mil candidatos submeteram seus trabalhos. Entre os temas das campanhas vencedoras estiveram democratização da filantropia, aproximação dos mundos online e offline por meio do uso da tecnologia RFID para publicação de posts, uso de dados para visualização e engajamento via páginas e publicações.

Entre os jurados para o prêmio estiveram Mark D’Arcy, do Facebook, e integrantes de grandes agências, como David Sable, da Y&R, Susan Credle, da Leo Burnett; Stephen Goldblatt, da EVB. Também participaram Jeff Benjamin, da JWT e Nick Law, da R/GA.

Todos os premiados estão neste link