Experiência de Marca

Exportação em debate na "Rodada de Negócios"

A estimativa é que as negociações envolvam US$ 1,5 milhões. Em novembro de 2012, uma rodada nos mesmos moldes aconteceu em Manaus, envolvendo apenas empresas amazonenses.

Seis empresários estrangeiros do ramo de alimentos e cosméticos estarão em Manaus no dia 28/06 participando de uma rodada de negócios com empresas do Amazonas, Roraima, Acre e Pará. Cerca de 23 empresas do Norte estarão envolvidas. A estimativa é que as negociações envolvam US$ 1,5 milhões.

De acordo com Marcelo Lima, gerente executivo do Centro Internacional de Negócios do Amazonas (CIN-AM) da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), o objetivo do encontro é fomentar as exportações de produtos da Amazônia para o mundo.

Em novembro de 2012, uma rodada nos mesmos moldes aconteceu em Manaus, envolvendo apenas empresas amazonenses. “A rodada do ano passado foi muito boa. Agora vimos a possibilidade de estender esses benefícios para toda a Amazônia. Estamos confiantes em firmar boas parcerias”, revelou Lima.

Os estrangeiros, que virão de países como EUA, Canadá, México e Guatemala também devem visitar o Festival de Parintins. A festa na Ilha, aliás, pode ser um grande trunfo na hora das negociações. “Vamos levá-los para conhecer a festa, divulgar um pouco da nossa cultura.”, frisou Marcelo Lima.

Na Expoalimentaria 2012, a delegação brasileira foi a mais numerosa e respondeu por 42% dos negócios fechados.

Um grupo de empresários locais também já se organizam para participar da feira Expoalimentaria, que acontece em outubro, no Peru. A intenção é visitar as estruturas peruanas no comércio exportador de alimentos e bebidas e tentar aplicar técnicas parecidas aqui.