O evento internacional What Design Can Do!, realizado há cinco anos em Amsterdã, na Holanda, desembarca em São Paulo em 7 e 8 de dezembro, no Teatro Faap.
Criada com a ideia de conectar os designers aos principais problemas sociais de nossa era, a conferência evoluiu para um movimento maior. Hoje, é um espaço no qual designers de diversos países inspiram uns aos outros com boas práticas no campo do “social design” por meio de debates e sessões especiais com mesas redondas e workshops.
A edição brasileira do What Design Can Do! já tem ingressos disponíveis e traz cerca de 20 palestrantes de diversas áreas de todo o mundo para dois dias inteiros de apresentações. Designers, arquitetos, jornalistas, estilistas e chefs de cozinha vão trocar experiências criativas e discutir sobre a visão do design em temas relevantes relacionados a questões urbanas, consciência cultural e natureza.
A escolha de São Paulo para receber o evento está ligada à rica cena cultural da cidade que é conhecida mundialmente, porém tem problemas de uma grande metrópole em fase de mudanças sociais, culturais e econômicas.
Entre os embaixadores e conselheiros do evento no Brasil estão nomes relevantes, como o publicitário Marcello Serpa; a especialista em economia criativa Ana Carla Fonseca; a jornalista e curadora Adélia Borges; o chef Alex Atala; o designer Marcelo Rosenbaum; a jornalista e crítica Maria Helena Estrada; os designers Irmãos Campana; o arquiteto e designer Giancarlo Latorraca e Miriam Lerner, diretora do Museu da Casa Brasileira.
“Muitas pessoas já se convenceram que o design é muito mais que um exercício estético.”, afirma Richard van der Laken, fundador do What design Can Do!. “Com este evento em São Paulo, nós queremos explorar e compartilhar o impacto do projeto com um público verdadeiramente internacional. Por essa razão, São Paulo é um passo importante para nós.”
A edição brasileira da conferência tem parceria com a Mandacaru, com a arquiteta Bebel Abreu à frente da produção executiva. A empresa se dedica a realizar exposições e conferências relacionadas às artes gráficas no Brasil e no Exterior, assim como o AGI Congress e a 10ª Bienal de Design Gráfico.