Experiência de Marca

Westwing reforma principal área de convivência da Casa Florescer 2

Espaço da prefeitura dedicado ao acolhimento de mulheres transexuais e travestis, no bairro de Santana, em São Paulo, ganhou uma reforma atendendo às necessidades da instituição.

A Westwing, marca de casa, decoração e lifestyle, tornou mais belo e acolhedor um capítulo das histórias de mais de 30 mulheres. Com mais de 90m², o espaço principal de convivência da Casa Florescer 2, Centro de Acolhimento Especial para Mulheres Transexuais, localizado no bairro de Santana, em São Paulo, foi transformado por meio do design de interiores e curadoria de mobílias. Cores, texturas e tecidos trouxeram vida para um ambiente importante na reintegração social e atendimento psicológico de mulheres em situação de vulnerabilidade.

A Casa Florescer 2, estadia de curta duração para a maioria das acolhidas, tem como principal missão marcar de forma positiva um processo de transformação. “Atendemos cerca de 30 mulheres que ficam conosco de seis meses a um ano. Nosso objetivo é ajudá-las em um momento de vulnerabilidade com os principais entraves do cotidiano – retificação de documentação, atendimento psicológico, lar, alimentação e tratamentos de saúde”, explica Lucas Barreto, responsável pela unidade, que realiza em média mais de 500 atendimentos psicossociais e encaminhamentos a rede socioassistencial e, desde 2019, acolheu centenas de mulheres.

A revitalização do ambiente de convivência começou com a ideia de transformar um dos cômodos em uma sala de leitura e ganhou forma com o incentivo da Westwing, que ampliou a reforma e a decoração para o primeiro andar completo, contemplando três salas de assistência, sala de reuniões, mini biblioteca e salão de convivência 

Receber o convite para colaborar, a princípio, apenas com a sala de leitura foi muito especial, mas fizemos questão de deixar a história maior e temos certeza que ainda trabalharemos mais com a Casa Florescer”, declarou Adler Berbert, Head de Marketing de Conteúdo e Marca e fundador do comitê de diversidade e inclusão da Westwing.

A ação foi o início da parceria entre o projeto social e a marca.

O desenho do espaço trouxe um olhar estético e funcional para as principais atividades ministradas no andar de convivência da casa, entre elas: leitura, descompressão, workshops e rodas de conversa. 

O novo espaço da Casa Florescer 2, que une conforto, praticidade e estética e marca um processo de mudança de comportamento e vida das acolhidas foi apresentado em uma campanha especial no Mês do Orgulho LGBTQIA+ nas redes sociais da Westwing, além de um evento de inauguração à imprensa, influenciadores e Secretaria Municipal da Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo no dia 28 de junho.

Fotos: Mariana Smania