A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes empresas e varejistas, agora em expansão global, lança o programa DiversiFICA, que disponibilizará auxílio financeiro e acompanhamento educacional individual a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica.
Inicialmente, o programa atenderá 20 universitários do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, selecionados de acordo com critérios relacionados à renda per capita familiar e aspectos de diversidade.
Leia também: VTEX contrata novo diretor de tecnologia.
“O projeto surgiu devido à proximidade entre a UFCG e a VTEX, a partir do programa VTEX Lab, que forma novos talentos nas áreas de engenharia de software e design de produtos digitais. Junto com a coordenação do curso de Ciência da Computação, identificamos grande evasão de talentos em universidades públicas de excelência devido a questões externas que poderiam ser contornadas. Por isso, criamos o programa DiversiFICA, que disponibiliza bolsas e acompanhamento individual para auxiliar os universitários, inclusive, no desenvolvimento de aspectos socioemocionais.”, explica Clara Limongi, líder do programa na VTEX.
“O DiversiFICA é mais uma iniciativa da VTEX para mitigar a escassez de profissionais qualificados no mercado de tecnologia, situação muitas vezes agravada por questões alheias à excelência de universidades e estudantes brasileiros. Vários alunos, principalmente os que vivem em contexto de vulnerabilidade socioeconômica, são obrigados a começar a trabalhar logo cedo para ajudar a família ou para se manter financeiramente, e acabam não conseguindo acompanhar as aulas. Com o programa, oferecemos todo o apoio necessário para que essas pessoas possam concluir o curso e seguir o que planejaram para suas carreiras.”, complementa Clara Limongi.
O DiversiFICA cria também uma rede de apoio aos estudantes, e desenvolve conteúdos específicos para ajudá-los no acompanhamento acadêmico, além de agendas de mentoria para o desenvolvimento de hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades comportamentais).
A seleção dos participantes será feita, durante o mês de novembro, por uma equipe técnica especializada em realizar avaliações socioeconômicas, identificar situações de vulnerabilidade ou risco social, além de verificar o impacto na permanência e no desempenho do estudante na universidade.
A partir de uma análise documental, de eventuais entrevistas e visitas aos domicílios dos postulantes, serão definidos os contemplados. O programa terá início também em novembro.
Para saber mais sobre as iniciativas da VTEX, além de vagas abertas, acesse aqui.
Foto: Divulgação.