Teve início às 05h do dia 21/10, a maior prova de revezamento das Américas, o Desafio dos 600K, Corrida SP-RJ teve início do Parque do Ibirapuera, em São Paulo e, a chegada está marcada para acontecer hoje (23/10), na Praia do Pepê, na Barra, Rio de Janeiro.
Participam do desafio 20 equipes, formadas a partir de seletivas de assessorias desportivas em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte, além de uma equipe especial montada a partir da rede de corredores Nike+.
Diariamente são até 25 trechos, que variam de seis a dez quilômetros, passando por asfalto, terra, areia, bosques e trilhas ao longo da rodovia Rio-Santos e dos litorais paulista e fluminense. No ano passado, o time de Belo Horizonte foi o grande campeão, com o tempo de 38h12min49seg.
Uma das novidades do Desafio dos 600K deste ano é que o número de corredores por equipe aumentou de 12 para 13, sendo três deles reservas (curingas). Além disso, cada uma das 20 equipes deverá ter, no mínimo, seis atletas sub-25 (nascidos entre 1985 e 1992), sendo quatro homens e duas mulheres.
Ao final do primeiro dia de disputa, os corredores descansaram em Maresias, no litoral Norte de São Paulo. No dia seguinte, a linha de chegada foi em Angra dos Reis, no tradicional Hotel do Frade e, no hoje, o fim do desafio será já no Rio de Janeiro, na Praia do Pepê, onde será realizada uma grande celebração.
Em cada um dessas cidades, os participantes foram acomodados nos Nike Villages, onde tiveram à disposição um centro clínico, um centro de recuperação de lesões e desgaste físico, além de alimentação e descanso adequados.
Fonte: Bruna Manzano.