A Unilever, uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, conquistou pelo quarto ano consecutivo o primeiro lugar no estudo Sustainability Leaders Report, um ranking global de sustentabilidade realizado pela Globescan and SustainAbility.
A companhia subiu oito pontos no ranking de empresas líderes em sustentabilidade em relação ao ano passado e está 22 pontos à frente da segunda colocada – a Patagonia.
Empresas como Interface, Marks&Spencer, Nestlé, Natura, Nike, GE, Walmart e Puma ocupam os 10 primeiros lugares do estudo.
A pesquisa contou com a participação de 887 stakeholders de diferentes setores, em 87 países, entre funcionários de governos, membros de ONGs, profissionais do mundo corporativo, acadêmicos e influenciadores de meios de comunicação.
Do total dos entrevistados, 86 são da América Latina, 258 de América do Norte e 348 da Europa. Os outros 195 estão distribuídos entre Ásia, Oceania e África.
De acordo com a análise, há uma tendência para que os aspectos econômicos da sustentabilidade tenham um peso maior.
Os especialistas que participaram do estudo Sustainability Leaders Report – e 68% deles possuem mais de 10 anos de experiência em temas relacionados à sustentabilidade – destacam como fatores-chave a integração da sustentabilidade nas organizações, a capacidade para gerenciar e superar obstáculos e o desenvolvimento de produtos sustentáveis, entre outras variáveis. O ponto mais valorizado é o compromisso da companhia com a sustentabilidade.
A Unilever tem um modelo de negócios centrado em sustentabilidade. Em 2010, lançou seu Plano de Sustentabilidade e uma meta global ambiciosa: dobrar de tamanho até 2020, ao mesmo tempo em que diminui pela metade a pegada ambiental e aumenta o impacto positivo na sociedade.
Baseado no estudo do impacto social, econômico e ambiental do ciclo de vida de vários de seus produtos – da matéria-prima até o consumo e pós-consumo –, este Plano de Sustentabilidade estabelece três metas globais a serem atingidas até 2020:
- Ajudar mais de 1 bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar;
- Reduzir pela metade a pegada ambiental dos seus produtos;
- E melhorar as condições de vida de centenas de milhares de pessoas à medida que vamos fazendo o negócio crescer.