Experiência de Marca

UE fez mais de mil eventos contra o tabaco

Cerca de 1.400 eventos realizaram-se nos países da União Europeia no âmbito da campanha "Help", contra o tabaco, em que mais de 575 mil pessoas fizeram testes de monóxido de carbono, segundo os resultados da iniciativa lançada em 2005. Em Portugal, mais de 15 mil pessoas marcaram presença nos 70 eventos que percorreram várias cidades do país, com aconselhamento e ajuda.

Cerca de 1.400 eventos realizaram-se nos países da União Europeia no âmbito da campanha “Help”, contra o tabaco, em que mais de 575 mil pessoas fizeram testes de monóxido de carbono, segundo os resultados da iniciativa lançada em 2005. Em Portugal, mais de 15 mil pessoas marcaram presença nos 70 eventos que percorreram várias cidades do país, com aconselhamento e ajuda.

A campanha de comunicação “Help – Por uma vida sem tabaco”, dirigida essencialmente aos jovens, apostou fortemente na internet e redes sociais, mas também em anúncios televisivos que foram vistos por 67% dos cidadãos da União Europeia, com menos de 25 anos.

O site, criado para esta campanha europeia, teve mais de 16 milhões de visitas e uma série transmitida on-line registou 5,6 milhões de visionamentos, de acordo com os dados a que agência Lusa teve acesso.

Segundo a organização, a campanha tornou-se um caso de estudo de marketing, tendo sido colocadas on-line 2.379 dicas. A campanha, da responsabilidade da Comissão Europeia, visa afastar os jovens do consumo de tabaco, procurando mostrar como o hábito é “absurdo” e oferecendo ajuda, deixando também um espaço para dicas e conselhos pessoais.

Focada no grupo dos 15 aos 34 anos de idade, a campanha envolveu a colaboração de associações de jovens, como o Conselho Nacional de Juventude e a Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

Centrada sobretudo na internet e disponível nas 22 línguas da União Europeia, a campanha alerta para os perigos do tabaco, disponibilizando ligações para associações ligadas a esta temática e uma agenda das atividades a decorrer.

Desde o arranque da campanha, o site teve 16 milhões de visitas e páginas de fãs no Facebook e outras redes totalizaram mais de 8.000 membros, segundo a organização.

Na televisão, a campanha foi divulgada em 136 estações e, de acordo com estudos realizados, 43% dos cidadãos europeus assistiram, sendo que o número aumenta para 67% por cento no grupo alvo (menos de 25 anos de idade).

Com 594 milhões de contatos contabilizados no grupo etário dos 15 aos 34 anos de idade, em 2010, a campanha recebeu nota positiva de 88% por cento dos jovens e ficou na memória de 89%.

A série Helpers, com novos episódios mensais, recebeu mais de 5,6 milhões de visionamentos, mostrando, em cada episódio, um jovem europeu confrontado com um das três temáticas-chave: querer deixar de fumar, não começar e evitar o fumo passivo.