No dia de hoje (27/02), acontece simultaneamente em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Rio Branco, João Pessoa e Porto Velho o Encontro dos Twitteiros Culturais – ETC, onde os usuários vão discutir “Livros e Literatura no Twitter”. Em São Paulo, o encontro acontece na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, a partir das 16h30. O ETC nacional é coordenado por José Luiz Goldfarb, Ricardo Costa e Fernanda Musardo.
Participam da mesa em São Paulo, Frederico Barbosa (poeta e diretor da OS Poiesis), Marcelino Freire (escritor), Ronaldo Bressane (jornalista e escritor) e Sérgio Miguez (editor da Revista da Cultura, da Livraria Cultura), o mediador do encontro.
“Há quem diga que a internet concorre com a leitura tradicional. Nossa experiência tem mostrado o oposto: o Twitter, por exemplo, pode ser um grande aliado da promoção da leitura. No final do ano passado, a campanha #doeumlivrononatal iniciou-se como movimento de conscientização no Twitter, mas aos poucos extrapolou o Twitter e ganhou as ruas, atingindo a incrível marca de mais de 180 mil livros arrecadados”, diz Goldfarb. “No Twitter há todo tipo de ação de incentivo à leitura, como fóruns permanentes de dicas, sugestões de leitura (tipo ‘o que eu estou lendo’) e a oportunidade de divulgação de blogs e sites, onde novos escritores também conseguem seu espaço. Ou seja, muito do que parecia ser um obstáculo mostra-se um grande aliado. Daí o tema “Livros e Literatura” do ETC nas diversas capitais”, acrescenta Goldfarb.
É a terceira vez que o ETC acontece em São Paulo; a segunda que acontece em Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus e Porto Velho. E a primeira em Rio Branco e João Pessoa. “Nossa expectativa é que até o final do ano aconteça simultaneamente em todas as capitais do País, além de algumas cidades do interior”, diz Goldfarb. Ele afirma ainda que em cada cidade haverá um twitteiro oficial do evento. “Hoje (27/02), os ETCs utilizarão a hashtag #ETC_BR, para que todos possam acompanhar as principais ideias, frases e discussões ocorridas nos encontros.”