Experiência de Marca

Torcedores invadem gramado contra camisa rosa

Por mais de 40 minutos parte da torcida ficou no gramado como forma de protesto, até que o árbitro decidisse pelo adiamento do duelo.

O Deportivo Tachira é um dos clubes mais populares do futebol na Venezuela. E mesmo perdendo para o beisebol no gosto popular, o esporte vem ganhando cada vez mais força e adeptos no país vizinho.

Alguns resquícios de intolerância, muito difundidos entre torcidas em países nas quais o futebol está no topo da lista, já chegaram aos campos venezuelanos. A torcida do Tachira, em especial, foi protagonista de um espetáculo nada exemplar no final de semana.

 

O Tachira vem se destacando nos últimos dias por participar ativamente de campanhas contra o câncer de mama. E uma das práticas difundidas no esporte — e reproduzida, por exemplo, nos jogos de futebol americano nos EUA — é a equipe utilizar camisas ou utensílios rosas para alertar as pessoas sobre os perigos da doença. Os torcedores do Deportivo, porém, não gostaram nada do fato do clube utilizar uniforme neste tom.

Revoltados com o rosa, os torcedores invadiram o gramado antes da partida contra o Atlético Venezuela e impediram a realização do duelo. Por mais de 40 minutos parte da torcida ficou no gramado como forma de protesto, até que o árbitro decidisse pelo adiamento do duelo.

A Federação Venezuelana de Futebol prometeu avaliar o caso e decidir as punições para o Tachira — que, apesar do comportamento totalmente inadequado de sua torcida, ainda merece aplausos pela iniciativa.

Fonte: Leonardo Sacco/Blog da Redação.