“Ele é o herói que precisamos.” A frase célebre dos quadrinhos do homem-morcego resume o conceito da homenagem produzida pelo The Players’ Tribune ao camisa 9 da seleção brasileira na Copa do Mundo. Um enorme mural pintado com o rosto e a comemoração icônica de Richarlison no meio do Beco do Batman, um dos pontos turísticos mais visitados de São Paulo, foi inaugurado nesta semana como um tributo ao jogador.
Para cumprir a missão, o TPT Brasil convocou o artista Snek, que, em 2018, já havia pintado um painel de Gabriel Jesus em sua comunidade de origem (Jardim Peri), antes do Mundial. “Aqui, no Brasil, nós temos a cultura de pintar as ruas antes da Copa. Nada mais justo do que fazer essa homenagem ao Richarlison, um cara de origem humilde que mantém a simplicidade. Ele me lembra os vizinhos mais novos do meu bairro jogando bola na rua”, diz o artista, cria da Zona Norte de São Paulo.

De acordo com Eduardo Paulsen, Country Manager do grupo Minute Media no Brasil e Head do TPT Brasil, a ideia de homenagear o jogador também tem a ver com seus posicionamentos e atitudes fora do campo. “O Richarlison é um atleta que apoia várias causas sociais. Já se posicionou a favor da luta antirracista, da preservação do meio ambiente e da ampla vacinação contra covid-19, inclusive por meio de peças publicadas em The Players’ Tribune”, conta Paulsen.

Enquanto o Batman carrega o emblema do morcego, o camisa 9 da Seleção tem como marca registrada o amuleto do pombo, que também foi uma das referências utilizadas por Snek para pintar o mural. Candidato a herói do hexa no Catar, Richarlison terá seu mural exibido no coração da Vila Madalena durante toda a Copa do Mundo. O beco é um local aberto e ao ar livre, onde fãs de futebol poderão registrar fotos com a pintura do jogador em uma parede temática da seleção brasileira.