Alguns trabalhos manuais são usualmente relacionados a uma atividade desenvolvida nas horas vagas. Porém, atualmente, este segmento comanda uma multidão de pessoas, profissionalizando e formalizando artesãos e resultando em uma crescente tendência econômica.
E para movimentar esta indústria, acontece, de 04 a 07/09 no Expo Unimed Curitiba, o 3º Quilt & Craft Show – Festival Internacional de Patchwork e Artes Afins, encontro anual voltado para artesãos, artistas e simpatizantes de técnicas manuais.
O evento tem como foco o Patchwork, trabalhos que unem tecidos ou retalhos, mas abre espaço para diversas artes relacionadas, como o scrapbooking, folk art, arte têxtil, frivolité, pintura decorativa, bordado, entre outros.
“É importante destacar que para cada técnica existem acessórios, maquinários e peças específicas. Surgiram várias marcas, provenientes de países e regiões diferentes, que concorrem entre si, caracterizando um movimento econômico crescente em torno do que antes era feito, basicamente, com sobras de tecido”, destacou Emília Aoki, promotora do Quilt & Craft.
A programação é variada. Inclui uma feira comercial que reunirá os principais fornecedores do setor, mostra de arte, agenda de cursos e consultoria empresarial, onde os artesãos poderão encontrar o melhor caminho para fortalecer sua produção e potencializá-la enquanto atividade econômica.
O Quilt Show é o maior da evento do segmento da América Latina e deverá reunir cerca de 12 mil pessoas entre lojistas, profissionais liberais e visitantes em geral. Uma das novidades é que o Festival agora conta o apoio do Ministério da Cultura. Este é um grande passo para o segmento, que ganha abertura como movimento cultural e artístico.