Quando pensamos que “uma empresa automobilística está utilizando tecnologia de uma fabricante de refrigerantes”, podemos ficar um pouco assustados, mas isso pode ser explicado rapidamente. O que a Ford está fazendo é levar a tecnologia das garrafas de Coca-Cola para o interior de seus veículos.
Tudo está relacionado à utilização de materiais menos nocivos ao meio ambiente na produção de produtos. No caso da Coca-Cola, eram as garrafas PET (que foram trocadas por PlantBottles), e, no caso da Ford, são os bancos que integram o Ford Focus Energi — versão do carro que utiliza energia híbrida e pode reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. São eles que vão receber o mesmo material plástico das PlantBottles.

Enquanto uma garrafa PET comum é criada apenas com materiais derivados do petróleo, a garrafa PlantBottle da Coca-Cola utiliza materiais extraídos da cana-de-açúcar. Isso garante a substituição de resinas oriundas de combustíveis fósseis utilizadas em garrafas PET comuns — que apesar de serem recicláveis deixam bastante a desejar no quesito de preservação ambiental, uma vez que o petróleo não é um recurso renovável.
Segundo a Coca-Cola, a utilização de PlantBottles já garantiu que 18 bilhões de embalagens fossem criadas em todo o mundo. Isso teria garantido que 400 mil barris de petróleo fossem economizados apenas na produção de garrafas plásticas que são utilizadas por uma das maiores fabricantes de refrigerantes de todo o mundo.

Com as fibras plásticas que podem ser criadas com a tecnologia PlasticBottle, a Ford irá revestir uma série de materiais internos em uma edição protótipo do carro Ford Fusion Energi — um modelo híbrido, que pode utilizar energia elétrica, e, assim, reduzir a emissão de poluentes durante a sua utilização. Isso inclui encostos de banco, assentos, encostos de cabeça, detalhes do painel e também headliners.