Com a proposta de receber melhor o turista e fazer com que ele viva a cidade, a São Paulo Turismo (SPTuris) lançou os novos produtos para a divulgação do turismo na cidade. O evento contou com a presença do prefeito, Gilberto Kassab; do presidente da SPTuris, Marcelo Rehder; do diretor de ações estratégicas e marketing da SPTuris, Luis Sales e de Luciana Leite, diretora de turismo da SPTuris.
Além do lançamento, o presidente da SPTuris aproveitou o evento para divulgar os números do turismo de São Paulo, que recebeu no mês passado o primeiro lugar no ranking do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, que avaliou 65 destinos indutores.
Segundo Rehder, a cidade recebeu 12 milhões de turistas no ano passado, sendo que 45% são de turistas de negócios e 25 % turistas de eventos, gerando uma receita turística de dez bilhões de reais em 2011, números que demonstram a força do turismo na cidade que não para.
Com a maior rede hoteleira do Brasil, a cidade oferta 42 mil quartos de hotel, que apresentaram uma taxa de ocupação de 73% no período, ainda segundo o presidente da SPTuris.
Viva Tudo Isso
O lançamento dos novos produtos da SPTuris visa, entre outras coisas, fortalecer a marca “São Paulo – Viva Tudo Isso”, que tem a proposta de levar o turista a uma vivência da cidade, experimentando as inúmeras opções que ela oferece em termos de gastronomia, arte, cultura e lazer. “O objetivo desses guias é mostrar a cidade como um destino, traduzindo essas experiências para os turistas”, disse Rehder.
Olha o Buzão
São Paulo tem como uma de suas características a grande frota de ônibus no transporte público. Pensando nisso e já de olho na Copa do Mundo de 14, a SPTuris inovou com o guia “Ponto a Ponto”. Feito com o apoio da SPTrans, o guia contém informações úteis sobre o sistema de transporte público da cidade e dá orientações de como utilizá-lo em três idiomas. “Este é um projeto inédito que tenta traduzir o que é o sistema público de transporte da capital”, afirmou Luis Sales.
São Paulo Temática
Os nove guias de roteiros temáticos foram criados para dar aos turistas, e porque não aos moradores da cidade, dicas para conhecer a São Paulo que passa despercebida na correria da metrópole.
Divididos em: futebol, mirantes, arquitetura pelo centro histórico, arte urbana, independência do Brasil, roteiro afro, café, cidade criativa e ecoturismo e agroecologia, esses mini guias proporcionam ao visitante conhecer os diversos aspectos da cidade multifacetada.
“O projeto foi feito com muita motivação pela equipe de turismo para mostras São Paulo de diferentes ângulos. A cidade não pode ser vendida como um todo, então nossa idéia é que o visitante e o paulistano conheça motivações diferentes existentes na capital”, explicou Luciana Leite.
Tour 360º
A última novidade ficou por conta do projeto de realidade virtual que mostra a cidade em imagens captadas em 360º. Com o nome de “Viva tudo isso – Realidade virtual” o projeto inédito leva o turista a conhecer parte de São Paulo sem sair do lugar, utilizando totens que estarão em pontos estratégicos da cidade e óculos especiais que dão a sensação de estar nos pontos mais diversos da cidade.
A ferramenta está disponível em inglês e espanhol e o turista pode explorar as imagens também por intermédio do site.
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, finalizou a apresentação elogiando o trabalho realizado pela SPTuris. “O turismo é uma das principais fontes de receitas para a cidade. A SPTuris vem, ao longo dos últimos oito anos, agregando qualidade de atendimento ao turismo de São Paulo. Tem sido feito um trabalho de excelência”, disse Kassab.
Fonte: Priscila Pariz/Diário do Turismo.