Experiência de Marca

Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil tem nova data

A decisão de adiamento é decorrente de limitação quanto à execução financeira, até o presente mês, do orçamento destinado ao Consórcio Pesquisa Café para 2013. Contudo, a programação do evento será mantida.

O VIII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, promovido pelo Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café, estava programado para ser realizado no período de 16 a 19/09, no Campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, em Vitória da Conquista (BA), mas foi adiado para o período de 25 a 28/11.

A decisão de adiamento é decorrente de limitação quanto à execução financeira, até o presente mês, do orçamento destinado ao Consórcio Pesquisa Café para 2013. Contudo, a programação do Simpósio será mantida. O prazo de submissão de trabalhos técnico-científicos também foi estendido até 31/08.

Os resumos dos trabalhos devem ser encaminhados por meio da página do VIII Simpósio e serão analisados pela comissão científica que divulgará o resultado até 04/10.

Espera-se a participação de até mil inscritos, entre pesquisadores, técnicos, professores, estudantes universitários, extensionistas e demais lideranças dos diversos segmentos do agronegócio café.

Simpósio 

O Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil faz parte da agenda brasileira de desenvolvimento científico e tecnológico desde 2000, quando foi realizada a primeira edição.

O evento acontece a cada dois anos e o VII Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil, que teve como tema central “Articulação em redes de pesquisa e novas fronteiras do conhecimento”, foi promovido em Araxá (MG), no ano de 2011, contando com a presença de 700 participantes.

O VIII Simpósio terá como tema central “Pesquisa cafeeira – sustentabilidade e inclusão social”. A conferência de abertura intitulada “A atividade cafeeira como sustentabilidade e inclusão social”. Estão programadas três palestras principais: “Avanços e desafios do Consórcio Pesquisa Café”, “Tendências de consumo e novas oportunidades para os cafés do Brasil” e “Tecnologias aplicadas à sustentabilidade da cafeicultura”.

Também serão realizadas três oficinas para estimular a discussão dos participantes com os seguintes temas: “Etapas para a certificação”, “Identificação geográfica” e “Manejo e conservação do solo e da água para a cafeicultura”. Entre os temas programados para os minicursos estão: “A melhoria da qualidade e agregação de valor do café”, “Avanços na nutrição do café arábica e conilon”, “Mecanização, sistemas agroflorestais e orgânicos” e ”Manejo fitossanitário e classificação do café”.

Nas mesas redondas serão discutidos: “O estado da arte da cafeicultura familiar”, “Café & Saúde”, “Irrigação” e “Cultivares de café”. O evento também terá apresentação oral de trabalhos, sessões de pôsteres e visitas técnicas em regiões produtoras da Bahia mediante adesão de interessados.