Além do futebol, o setor comercial da Arena Fonte Nova, até o final do ano, tem a meta de realizar de três a quatro eventos por semana nos 81 espaços do estádio.
São eventos de pequeno a grande porte, que vão desde reuniões de negócios em camarotes, por R$ 3 mil, a mega shows que podem render mais de R$ 1 milhão para a Arena. Apesar da estratégia, a consolidação da Arena como espaço multiuso ainda esbarra na percepção do setor de eventos e de produção cultural baiano, que considera os custos do estádio acima dos praticados pelo mercado.
Foto: Mia Cordeiro.
Segundo o diretor comercial da Itaipava Arena Fonte Nova, Claudio Najar, a estratégia para firmar o estádio como espaço multiuso será “agressiva”.
“Estamos num momento de entrada do verão que é aquecido no cenário de entretenimento e eventos. Nós estamos com total interesse em trazer cada vez mais eventos para a Arena.”, diz Najar.
O consórcio não divulga valores de faturamento, mas afirma que a receita proveniente da produção e locação de espaços está entre as três principais do negócio, ao lado dos resultados que compõe uma partida de futebol e da captação de patrocínios.
Desde a inauguração, 50 eventos já foram realizados na Fonte Nova, sendo 21 em 2014, entre shows de artistas nacionais e internacionais, encontros de negócios, desfile de moda, feira estudantil, aniversários e formaturas. Entre os destaques, estão a comemoração de 20 anos de carreira de Ivete Sangalo e o show de Elton John.
Custos
Por conta da estrutura e equipes especializadas em atuar no local, como equipe de segurança, de apoio e brigada de incêndio, realizar um evento na Fonte Nova pode ser de 30% a 50% mais caro do que em outros espaços, segundo produtores locais.
Realizadora da Festa Ploc em Salvador, na Praça Sul do estádio, para sete mil pessoas, a proprietária da Made Entretenimento, Mariana Freitas, não revela os valores, mas afirma que os custos tendem a aumentar o preço dos ingressos.
“A Arena precisa se adequar ao mercado. Isso faz com que nós produtores tenhamos cautela para levar um evento para lá, apesar das coisas a favor.”, afirma Mariana Freitas.
Equipamentos
Apesar dos custos, produtores ressaltam a importância da Arena Fonte Nova em suprir a demanda por locais para a realização de eventos de médio e grande porte, principalmente que tenham fácil acesso, estacionamento e segurança.
A produtora Gradus Formatura, realizou lá uma formatura do curso de Medicina para quatro mil pessoas. “O setor é carente na disponibilidade de espaços. A Arena veio como uma opção interessante.”, diz a sócia da Gradus, Daniela Raich.
Principais espaços para eventos:
Serviço – A Fonte Nova atua com aluguel de espaço e apoio na produção. A operação do evento fica por conta do produtor. Preços dependem de negociação.
Camarotes – Os espaços podem ser utilizados para encontros de negócios e relacionamento com clientes durante os jogos.
Arena – Capacidade para sediar megashows para mais de 50 mil pessoas.
Praça Sul – Com possibilidade de diversas formatações, a área atende a um público de até sete mil pessoas.
Anfiteatro – Área coberta com cerca de quatro mil assentos em formato de arquibancada, com vista para o gramado.
Estacionamento externo – Área externa da Arena e com entrada pelo Dique do Tororó, o espaço tem capacidade para até dez mil pessoas.
Salão de mídia – Área coberta e climatizada com capacidade para até 500 pessoas.
Zona mista – Dois auditórios com 94 cadeiras acolchoadas cada.
Lounge premium – Com vista para o gramado, a área tem capacidade para duas mil pessoas.