Experiência de Marca

Semana árabe chega a Brasília

A Biblioteca Nacional de Brasília recebe, entre os dias 22 e 27 de setembro, uma programação dedicada à cultura e à política dos países do Oriente Médio e do Norte da África.

A Biblioteca Nacional de Brasília recebe, entre os dias 22 e 27 de setembro, uma programação dedicada à cultura e à política dos países do Oriente Médio e do Norte da África.

Neste período, a Federação das Entidades Americano-Árabes (Fearab) irá organizar uma exposição de fotos, exibições de filmes, palestras e oficinas sobre os países do Oriente Médio e do Norte da África.

A exposição fotográfica “Presença dos árabes no Brasil em imagens” reúne fotos de brasileiros descendentes e não descendentes de árabes que retratam quais são as impressões que eles têm dos países árabes e de sua cultura. Entre as fotos, há registros de pratos da culinária e fotos da arquitetura árabe, além de imagens de família e relacionadas à imigração.

cultura árabeOs filmes que serão exibidos no evento integraram uma mostra de cinema realizada em Florianópolis (SC) em março. Haverá apresentações de dança oriental, derbake (que é um instrumento típico da música árabe) e de dança do ventre. Algumas das apresentações serão seguidas de oficinas.

Em todos os dias de evento haverá um painel e apresentação dos livros “Música árabe: expressividade e sutileza”, de Marcia Dib, e “Viagem ao Iraque”, de Claudia Falluh Balduino. O primeiro painel, no dia 22/09, irá tratar da questão Palestina. No dia 23/09, o tema é a Síria. “A imigração sírio-libanesa no Brasil” é o tema do dia 24/09.

No último dia do evento, será realizado o fórum “A influência da mídia na construção da imagem árabe”. Algumas dessas atrações terão um “sabor” especial: os organizadores do evento e restaurantes da Capital federal deverão servir pratos típicos pelo menos uma vez por dia ao público.

De acordo com a assessora da presidência do Fearab America, Patrícia El-Moor, organizar a semana árabe é uma das iniciativas da federação para mostrar a cultura e a história dos países árabes à população.

“A Fearab quer se revitalizar, atingir uma faixa etária mais jovem e atrair profissionais e estudantes. O mundo árabe sempre está na pauta e sempre atrai o interesse das pessoas, que querem ir além do que leem nos jornais.”, afirma Patrícia. Ela diz que uma nova gestão assumiu a Fearab América no fim de 2013 e um dos objetivos é ampliar o contato da instituição com a sociedade.

A participação em todas as atividades é gratuita, mas é necessário chegar com antecedência para retirar os ingressos. Os eventos serão realizados no auditório e no foyer do auditório da Biblioteca Nacional de Brasília. Entre os dias 25 e 27 de setembro, a Fearab também realizará o Congresso Extraordinário Pan-Americano Árabe, na Biblioteca Nacional de Brasília.