A região do extremo Sul da Bahia será palco, em novembro, da 11ª edição da Santander Brasil Ride Bahia, principal stage race premium de mountain bike do mundo.
Entre os dias 7 e 13, ciclistas de todo o País e alguns dos melhores do mundo estarão disputando a competição, que conta com sedes em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e no município de Guaratinga.
O melhor do marketing esportivo está aqui.
No último dia, o sábado (13), outro grupo de atletas junta-se aos participantes da ultramaratona, na realização da Maratona dos Descobrimentos, encerrando com chave de ouro o evento. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

Considerado o Giro d’Itália do MTB mundial, a ultramaratona oferece um desafio e tanto para os participantes. Durante sete dias, eles têm pela frente cerca de 600 km e 13.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, a Guaratinga, na Vila Santander Brasil Ride.
A primeira etapa é disputada dentro de Arraial, intitulada de prólogo. Já a segunda e a quinta marcam o deslocamento de ida e volta entre as duas sedes.
As etapas 3 e 4 são no entorno da Vila Santander Brasil Ride, enquanto a etapa 6 outra vez é marcada por um circuito em Arraial.
O encerramento é realizado em paralelo à Maratona dos Descobrimentos, em uma prova rápida entre Arraial e Trancoso.
Em termos de estrutura, a Santander Brasil Ride realmente se destaca, com serviço completo aos participantes. Possui entre os destaques o serviço de Suporte Neutro Shimano, que gratuitamente faz atendimento mecânico a todos os ciclistas durante a prova, independentemente da marca de componentes de sua bike, e o lava-bike realizado pela Squirt, em que após cada etapa o atleta deixa sua bicicleta na tenda da marca e depois a retira limpa, sem ter que se preocupar, também sem custo algum.
Vila Santander Brasil Ride em construção
Já está em construção em Guaratinga a Vila Santander Brasil Ride. O local é uma verdadeira cidade para 1.100 pessoas, em uma fazenda a 14 quilômetros do centro da cidade, onde são servidas 5.400 refeições de alto padrão, sucos e sobremesas.
Conta com uma estrutura gigantesca, com 80 toneladas de equipamentos, montada em uma área de 10 hectares para quatro dias de provas.

São 1.100 barracas, dois poços artesianos de 100 metros de profundidade, com cinco bombas que extraem e distribuem 800 mil litros de água para diversas áreas do acampamento/cidade, tendas para restaurantes, incluindo uma para 700 pessoas, 10 km de fios subterrâneos, 48 chuveiros com água quente, tendas de patrocinadores e uma carreta médica, com leitos e UTI.
Durante dois meses, a equipe do evento transforma uma área de pasto para o gado em uma cidade completa, com fiação subterrânea, áreas para alimentação, banhos e banheiros e três áreas diferentes com barracas para atletas, estafe e equipe de alimentação.
Mais informações aqui.