O gráfico do mercado de motos no Brasil forma uma curva de crescimento desde 97. Mas, nos últimos cinco anos, o ritmo está mais acelerado. O número de motos vendidas saltou de 762 mil, em 2002, para 1,8 milhão, em 2007. E, se continuar assim, irá ultrapassar, em 2011, a marca de tres milhões de unidades. A taxa de crescimento em 2010 foi de 32,7% contra 23,5% em 2009.
Resultado: as vendas de motos até junho de 2010 já superam as de 2005 inteiro. “Preços mais acessíveis, mais modelos populares e linhas de financiamento estão fazendo os consumidores optarem pelas motos”, avalia Paulo Takeuchi, presidente da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas). O resultado é natural, diz o presidente da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos), Sérgio Reze. “Primeiro, porque há mais de dez anos o segmento vem crescendo ininterruptamente.” “Hoje o automóvel mais vendido no País (o Volkswagen Gol, a partir de R$ 25.790), soma 20 mil unidades por mês. Já a moto mais vendida (a Honda CG 150, de R$ 6.913) vende, em média, 40 mil”, compara Reze.
O Grande Momento do Setor
O setor de motos brasileiro não pode se queixar de 2010. Cresceu 35% em vendas em relação ao ano anterior com 150.200 unidades vendidas. Promoview traz aos seus leitores as ações promocionais realizadas pelas marcas que concorrem neste mercado e o belo time de garotas ousadas que deram vida aos estandes de montadoras e fornecedores no Salão Duas Rodas.
A Gatto de Rua, especializada em moda promocional criou e produziu os uniformes do staff da Roncar Bikes.