Experiência de Marca

Recife foi a escolhida para o lançamento de Old Spice

Após desembarcar no Brasil no primeiro semestre de 2014, a marca de desodorantes masculinos, realizou no dia 1º de setembro, no Museu Cais do Sertão, o evento oficial de lançamento da marca.

Após desembarcar no Brasil no primeiro semestre de 2014, Old Spice, a marca número um de desodorantes masculinos nos Estados Unidos, realizou no dia 1º de setembro, no Museu Cais do Sertão, no Recife (PE), o evento oficial de lançamento da marca no Nordeste, que faz parte do projeto de expansão nacional.

Além do embaixador de Old Spice, Malvino Salvador, estiveram presentes o ator Bruno Garcia e o diretor de cinema Heitor Dhalia.

Conhecidos pelo sucesso em diferentes áreas, os convidados participaram de um divertido bate-papo mediado pela atriz Fabiana Karla, que abordou aspectos interessantes da cultura do homem nordestino, principalmente o tradicional e folclórico conceito do cabra-macho.

Fotos: Divulgação/Old Spice.
Fabiana Karla comandou o bate-papo durante o lançamento do Old Spice.
Fabiana Karla comandou o bate-papo durante o lançamento do Old Spice.

O objetivo era aprofundar a discussão em cima do conceito da campanha da marca em sua chegada ao Brasil, que explora o resgate do homem-homem – aquele que sabe o que quer, que tem caráter, dignidade, honra e respeito, que se cuida, mas sem exageros.

Conhecida como uma das regiões mais peculiares do País, o Nordeste tem uma cultura própria e cultiva muitas de suas origens e tradições. Pensando nisso, Old Spice buscou entender e aprofundar a relação existente entre esse homem-homem e o cabra-macho, uma das expressões mais características entre os homens nordestinos.

Malvino Salvador, Fabiana Karla, Bruno Garcia e
Malvino Salvador, Fabiana Karla, Bruno Garcia e Heitor Dhalia.

Para entender exatamente o perfil desse público, o bate-papo trouxe dados de uma pesquisa encomendada pela marca e realizada pela Ilumeo com homens e mulheres de todos os Estados do Nordeste sobre o assunto, abordando temas que geralmente estão nas rodas de amigos, no cotidiano dos casais e até mesmo nas conversas femininas.

O evento também contou com a apresentação do primeiro comercial de Old Spice, que será vinculado nas principais emissoras de TV da região e também na Internet. A campanha segue o consagrado padrão da marca nos Estados Unidos e aposta em uma linguagem irreverente e inusitada para promover Malvino Salvador como protagonista do resgate da “homenidade”.

Entre as cenas do vídeo, o ator acende uma vela com lança-chamas ao mesmo tempo em que beija uma mulher, sequência que traduz o espírito ousado e inusitado de Old Spice.

Apostando na comunicação divertida, Wesley Murkin, gerente de marketing de Old Spice, ressaltou a proposta criativa da marca: “O bom humor e o fator surpresa são formas muito atrativas de se trabalhar em campanhas. Os vídeos com o Malvino e toda a estratégia de Old Spice abordam a questão do homem-homem de uma forma engraçada e sem estereótipos”.

Murkin ainda ressalta a importância da região para os negócios da marca, deixando claro o objetivo de entender seu público-alvo: “Fizemos questão de entender se o conceito que estamos abordando nacionalmente fazia sentido para a região, e descobrimos uma enorme sinergia entre o homem-homem de Old Spice e o cabra-macho nordestino. O resultado foi muito bacana, até porque parte de nossa comunicação nacional já traduzia essa ideia, uma vez que nos colocamos como o ‘único desodorante com partículas de cabra-macho, que garantem 48 horas de proteção bruta e fragrâncias duradouras.”

Old Spice chega ao Nordeste com uma linha de produtos composta por spray antitranspirante com 48 horas de proteção em quatro diferentes fragrâncias – After Party, Fresh, Pure Sport e Vip –, sprays para o corpo com fragrâncias duradouras nas mesmas versões e antitranspirantes roll-on nas fragrâncias Fresh, Pure Sport e Vip.

Os aromas foram desenvolvidos pelos perfumistas da P&G em parceria com líderes mundiais em fornecimento de fragrâncias para ajudar os homens a expressarem sua personalidade e acentuarem sua “homenidade”.

A identificação dos produtos Old Spice nas gôndolas é facilitada pela cor vermelha que se destaca nas prateleiras de desodorantes, despertando a atenção do consumidor para um produto novo e de embalagem diferenciada.