A empresa alemã Qkies inovou ao unir QR codes a biscoitos e industrializar a ideia. Vendidos em caixas para serem preparados em casa, os Qkies foram criados para que possam ser usados em comunicações dos seus consumidores para o fim que estes pretenderem: mensagens de final de ano, convite para festas, aniversários e até em ações promocionais.
A empresa é uma cooperativa criada pelo Juchem Gruppe, do ramo de alimentação, e a DFKI, Centro de Pesquisa Alemã para a Inteligência Artificial.
Os QR codes comestíveis foram criados com várias possíveis utilizações. A primeira delas é servirem de convites para festas ou reuniões informais. A “receita” inclui até mesmo o momento em que o consumidor prepara um site com os detalhes do encontro a ser divulgado no código, enquanto as bolachinhas estão no forno.
Aqueles que recebem o biscoito interativo são direcionados, assim, para o site, flickr ou página do YouTube com a mensagem personalizada. No vídeo a seguir, a empresa fornece até sugestões de uso em ações promocionais: