Eleito o mais importante prêmio setorial do setor, o Prêmio Aberje reconhece as melhores práticas da comunicação empresarial brasileira, marcando a trajetória de profissionais e suas organizações como protagonistas do contínuo aperfeiçoamento das narrativas empresariais.
Os vencedores da 41ª edição foram anunciados em cerimônia que ocorreu na noite de ontem, 26 de novembro, das 19h às 22h, no Buffet França – Avenida Angélica, 750.
“A comunicação empresarial tem evoluído muito no Brasil e a edição deste ano apresenta os melhores projetos e os profissionais de comunicação que mais se destacaram no mercado.”, diz Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje.
Segundo ele, a história do Prêmio Aberje tem início com o 1º Encontro de Editores de Jornais e Revistas de Empresas, realizado simultaneamente à 1ª Exposição de Jornais e Revistas de Empresas, que ocorreu em outubro de 1967 em São Paulo com a presença, na época, de 80 editores de 54 publicações.
Desde então, a premiação colabora com o crescimento da comunicação empresarial brasileira e com a apresentação de cases inspiradores. Em 2015, foram inscritos 239 trabalhos por empresas, assessorias, agências, organizações e profissionais autônomos, associados ou não associados, bem como membros da Aberje, dentro das regras propostas pelo Regulamento Geral.
Foto: Divulgação.
Os trabalhos concorreram em 18 categorias e passaram por quatro etapas de avaliação – Triagem, Etapa de Premiação Regional, Audiência Pública Brasil e Cerimônia Final. Os Conselhos e a Diretoria da Aberje são responsáveis pela eleição dos premiados nas categorias: Empresa do Ano em Comunicação Empresarial; Comunicador do Ano em Comunicação Empresarial: Educador do Ano/Troféu James Heffernan e Prêmio Mídia do Ano em Comunicação Empresarial – Etapa Brasil, nas modalidades Jornal, Revista, Rádio, Televisão, Mídia Digital e Mídia Especializada.
A Aberje acredita que com o compartilhamento de experiências cada vez mais se promove o crescimento da comunicação empresarial brasileira. Por isso, sempre anuncia novidades e melhorias. Agora em 2015, o Prêmio Aberje avança e implementa mudanças substanciais, que refletem a perspectiva estratégica que a comunicação organizacional deve ter dentro de prerrogativas de ética e transparência.
A edição deste ano do Prêmio Aberje foi realizada em duas etapas (regional e nacional) e abrangeu cinco regiões: Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais e Centro-Oeste, Norte e Nordeste, São Paulo, e Sul.
As categorias que compõem o Prêmio Aberje 2015 estão divididas em duas áreas: “Gestão de Comunicação e Relacionamento” (Comunicação de Marca; Comunicação de Marketing; Comunicação de Programas Voltados à Sustentabilidade Empresarial; Comunicação de Programas, Projetos e Ações Culturais; Comunicação de Programas, Projetos e Ações Esportivas; Comunicação e Organização de Eventos; Comunicação e Relacionamento com a Imprensa; Comunicação e Relacionamento com a Sociedade; Comunicação e Relacionamento com o Consumidor; Comunicação e Relacionamento com o Público Interno; Comunicação e Relacionamento com Organizações Governamentais (nova); Comunicação e Relacionamento Internacional; Comunicação Integrada; Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial); e “Mídias” (Mídia Digital; Mídia Audiovisual; Mídia Impressa e Publicação Especial).
O Prêmio Aberje fortalece a visão estratégica da comunicação de empresas e instituições por meio do estímulo, do reconhecimento e da divulgação de esforços e de iniciativas na área da comunicação.
A premiação tem grande destaque no mercado pela independência e governança presente em todas as suas etapas, envolvendo equipes da Aberje de Gerência do Prêmio, Assessoria Jurídica, Auditoria Independente e Ombudsman.
Todas as atividades previstas para o prêmio estão listadas em regulamento disponível no site da Aberje. O material estabelece todas as normas relativas às condições para participação, inscrição, entrega e formato dos trabalhos, critérios de julgamento, categorias e premiação que regem a premiação.
Por se tratar de um reconhecimento da excelência da comunicação organizacional no Brasil, a premiação é conferida às organizações, instituições ou aos órgãos públicos em benefício dos quais os trabalhos foram executados, independentemente do responsável pela inscrição.
Confira os Ganhadores
Comunicadores do Ano
– Antonio Salvador Silva, presidente do Grupo CDI Comunicação e Marketing.
– Cristiana Brito, diretora de Relações Institucionais na América do Sul da Basf.
– Eduardo Vieira, sócio-fundador da Agência Ideal e diretor do Grupo Ideal.
– Fabio Sabba, diretor de Comunicação do Uber no Brasil.
– Fernando Egydio Martins, vice-presidente executivo de Relações Institucionais da Brookfield.
– Francisco de Assis Nunes Bulhões, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo CCR S/A e presidente do Instituto CCR.
– Marcello D’Angelo, diretor de Comunicação do Grupo Camargo Corrêa.
– Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação da Vale.
– Rosana Aguiar, diretora de Cultura e Comunicação Interna da Embraer.
– Rozália Del Gáudio, gerente de Comunicação Corporativa da C&A.
Trajetória na Comunicação
– Nemércio Nogueira, diretor-executivo do Instituto Vladimir Herzog.
Educador do Ano – Troféu "James Heffernan"
– Renato Janine Ribeiro, professor titular e livre-docente da USP.
Mídias do Ano
– Televisão: Globonews.
– Mídia Impressa: Jornal Valor Econômico.
– Platadorma Multimídia: Jornal Folha de S. Paulo.
– Mídia Digital: Fan page da Natura no Facebook.
– Mídia Digital Especializada: Website Bayer Jovens.
– Conteúdo de Marca: Estúdio Globo.