“Que traço original, não acha? Olha que P… parece elástico, tipo borracha”. Com estas palavras, foram lançadas as comemorações dos 150 anos da Pirelli no Piccolo Teatro de Milão, com uma história teatral que reuniu depoimentos, vozes e imagens para representar uma história de indústria, cultura, tradição, tecnologia e paixão que teve início em 28 de janeiro de 1872.
Leia também: Mbappé conta sua jornada em ação para Oakley
Antes da celebração, foi realizada uma contagem regressiva internacional com início em 24 de janeiro, no Rio de Janeiro.
A contagem continuou nos dias seguintes com a projeção do logotipo e felicitações nos 180 metros da CITI Tower, em Xangai, e com uma animação 3D na Times Square Nasdaq Tower, em Nova York, e no Palazzo Venezia entre a Via dei Mercanti e a Piazza Cordusio, em Milão.
O vídeo exibia um pneu 3D rolando por uma descida e parando antes de ser lançado para fora da tela, encapsulando de maneira perfeita o slogan da Pirelli “Potência não é nada sem controle”. O vídeo foi concluído com o logotipo de 150 anos e os parabéns.
“Hoje-queriamos fazer uma viagem juntos pela história, mas com os olhos no futuro. Antecipar a mudança é o que a Pirelli faz há 150 anos graças à solidez de sua cultura empreendedora e à capacidade de ser protagonista do presente. Essas coisas nos permitiram alcançar esse marco com uma marca estabelecida em todo o mundo”, afirmou Marco Tronchetti Provera, vice-presidente executivo e CEO da Pirelli.
“Achamos importante compartilhar essa história com nossa cidade, nosso país e todos os grupos e comunidades internacionais com os quais trabalhamos todos os dias. Um agradecimento a todas as 30.000 pessoas que todos os dias na Pirelli constroem nossa história”, acrescentou.
O logotipo da comemoração e a contagem regressiva internacional
O logotipo pensado para os 150 anos, que foi mostrado em novembro passado no lançamento do Calendário Pirelli 2022 por Bryan Adams, foi exibido há pouco tempo no Rali de Monte Carlo, onde estampou o carro que completou a volta inaugural da pista.
Também estava presente nos coletes dos competidores da Copa do Mundo de Esqui, em Cortina, e no San Siro no jogo Inter x Venezia.
A comemoração vai continuar através de patrocínios da Pirelli no decorrer do ano.
Os momentos mais icônicos foram recordados por Ferruccio De Bortoli, Stefano Domenicali, Paolo Mieli, Renzo Piano, Ferruccio Resta e Annamaria Testa, junto ao vice-presidente executivo e CEO, Marco Tronchetti Provera e Alberto Pirelli, que representou a ligação entre a família e a empresa.
O evento, que foi comandado por Ilaria D’Amico, contou a jornada da Pirelli durante três séculos por meio dos aspectos que mais a tornam única: escala internacional, as fábricas, relação com a cultura e artistas, criatividade na comunicação, presença no esporte e motorsport, busca contínua por inovação e tecnologia de ponta.