A ONG Pimp My Carroça é a responsável pelo desenvolvimento do projeto “Carroças do Futuro”. O objetivo da iniciativa é desenvolver protótipos de carroças e triciclos elétricos com baixo custo e potencial de escalabilidade, que sejam não poluentes e sirvam como alternativa à tração humana.
A ação é voltada à saúde dos catadores de materiais recicláveis que utilizam carroças para armazenar e transportar o que recolhem, podendo chegar a carregar mais de 500kg de uma só vez.
O melhor do marketing social está aqui.
Leia também: Share e Pimp My Carroça garantem a renda de famílias de catadores.
O projeto também desenvolve carroças utilizando materiais alternativos e mais sustentáveis na estrutura. A ideia é proporcionar melhores condições de trabalho e de renda para as catadoras e catadores, além de promover benefícios para a qualidade de vida e saúde destes profissionais, por não sobrecarregá-los fisicamente na execução do trabalho.
“O-Carroças do Futuro concluiu a versão da carroça elétrica e realizou neste mês de janeiro testagens com os catadores. A carroça foi bem avaliada e estamos animados para levar as carroças para as ruas.”, disse Adriane Andrade, coordenadora do projeto Carroças do Futuro.
“Pretendemos replicar este protótipo de carroça elétrica por meio da aplicação de projetos-piloto em microrregiões para avaliarmos o desempenho das carroças e coletarmos evidências referentes ao desempenho do protótipo, ao aumento da capacidade da coleta seletiva e sobre as melhorias nas condições de trabalho e renda dos catadores.”, concluiu.
Vale frisar que, para a continuidade e ampliação do projeto, a organização está em busca de novos parceiros e investidores.
Versão tecnológica
A versão aprimorada da carroça elétrica possui velocidade máxima de 5 km/h, motor elétrico com a função ré e itens de segurança – freio, buzina, setas, rastreadores via GPS e farol dianteiro e traseiro.
Sua capacidade de carga suporta 400 Kg. A recarga das baterias possui a duração de 6h e são recarregáveis em tomada comum.
Em 2020, o projeto também disponibilizou quatro triciclos elétricos para a utilização dos catadores e foram coletados feedbacks para a realização dos aprimoramentos necessários.
Os testes têm como objetivo avaliar os protótipos para que atendam às necessidades dos catadores de materiais recicláveis, valorizando e potencializando o trabalho desses profissionais que prestam um serviço essencial para limpeza urbana e preservação ambiental.
Foto: Divulgação.