O faturamento com a inserção de logos em camisas dos times que participam das seis maiores Ligas de futebol da Europa atingiu o valor de €687 milhões, o que representa um aumento de mais de 20% na última temporada em comparação com a anterior, sendo o investimento estrangeiro uma das principais causas deste incremento.
É o que aponta o estudo “2014/15 Jersey Report”, do Ibope Repucom, que apresenta um panorama do patrocínio esportivo nos principais campeonatos de futebol do continente.
Os campeonatos Inglês (36%) e Espanhol (30%) foram os que tiveram maior aumento de faturamento na última temporada com publicidade deste tipo. Em seguida, aparecem as competições realizadas na Itália (21%), na França (13%) e na Alemanha (9%). Apenas a Liga da Holanda teve um declínio, de 5%, na receita proveniente do patrocínio de camisas.
“O sucesso do futebol europeu não tem segredo e pode ser explicado pela junção dos melhores jogadores do mundo com campeonatos de prestígio, um calendário organizado, estádios de primeiro mundo e uma exposição global por meio de transmissões de televisão, tanto ao vivo quanto reprisadas. Todos esses fatores valorizam cada partida, e, consequentemente, aumentam ainda mais o interesse de torcedores e empresas que querem investir neste negócio.”, afirma José Colagrossi, diretor do Ibope Repucom.
A Liga Espanhola foi a que mais arrecadou com patrocínio estrangeiro: 86% do valor obtido com a inserção de logos nas camisas dos times veio de fora do país. Depois, aparecem o Campeonato Inglês (75%), o Francês (68%), o Italiano (47%), o Alemão (24%) e o Holandês (19%).
O investimento estrangeiro, que tem incrementado a receita dos clubes europeus, vem principalmente do Oriente Médio. Apenas na última temporada, os Emirados Árabes Unidos e o Qatar gastaram aproximadamente €160 milhões patrocinando times das maiores Ligas da Europa.