Entre os dias 14 e 16 de outubro, o Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, recebe o Ecos da 9th International Research Conference – Normal é Natural: da pesquisa à ação, congresso que tem como objetivo debater a prática e o incentivo do parto natural.
O congresso reúne profissionais de saúde, gestores, estudantes e usuárias dos serviços de saúde estratégias, para debater questões relacionadas ao assunto, tais como: ampliação do trabalho de parto, nascimento normais, e o protagonismo da mulher na perspectiva de seus direitos sexuais e reprodutivos.
Baseando-se no pressuposto de que a gravidez e o parto são eventos singulares, permeados por significados que vão além dos aspectos biológicos e incluem aspectos sociais, culturais e simbólicos, o “Ecos da conferência” discutirá o parto e o nascimento como eventos que, em geral, transcorrem sem anormalidades, devendo ser cuidados sem a excessiva medicalização, característica do modelo de atenção obstétrica vigente, especialmente no Brasil.
A conferência convida pesquisadores, profissionais e comunidade a dialogar sobre formas de traduzir a melhor evidência disponível para políticas públicas que garantam uma vivência saudável, segura e prazerosa dos eventos relacionados à gestação, parto e nascimento.
O congresso contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais, como Maria do Carmo Leal (BRA), Maria Esther Vilela (BRA), Christine Kettle (GBR), Christine McCourt (GBR), Debra Bick (GBR), Eugene Declercq (EUA), Hanna Dahlen (AUS), entre outros.
Os objetivos do congresso são: compartilhar conhecimentos, experiências, estabelecer parcerias de pesquisa e apresentar atuais evidências científicas sobre a atenção ao trabalho de parto e parto.
Para mais informações sobre a programação do Ecos da 9th International Research Conference – Normal é Natural: da pesquisa à ação, consulte o site do evento.