Para estimular a interação entre os funcionários do Itaú Unibanco, e ativar internamente o patrocínio da Seleção Brasileira de Futebol e da Copa do Mundo Fifa de 14, a agência digital The Aubergine Panda e o Banco de Eventos, empresas da Holding Clube, criaram uma rede social que poderá ser usada pelos cerca de 97 mil colaboradores do Banco.
Estratégia de endomarketing adotada pela instituição, a rede social “Campeonato Craques Itaú Unibanco” dará a cada colaborador um perfil, chamado “Mural do Craque”, por meio do qual ele poderá se conectar a outros colaboradores, postando comentários, trocando informações e conhecimentos sobre o Itaú Unibanco e sobre futebol.
A diversão e o conhecimento serão os maiores atrativos da nova rede social. Por meio de games periódicos, o colaborador acumulará pontos, e, quanto mais pontos, mais chances ele tem de ganhar prêmios e ingressos para a Copa das Confederações Fifa 2013 e Copa do Mundo Fifa 14.
O “Lance da Vez”, por exemplo, consiste em quizzes diários sobre o universo do futebol e sobre o dia a dia do Banco, garantindo 150 pontos para o usuário. Já a “Missão da Rodada” vale 750 pontos e traz desafios semanais, como ‘Apite as Faltas’, ‘Gol de Letra’, ‘Cruzamento’, sempre relacionados a assuntos do Itaú Unibanco que são importantes para os colaboradores.
O grau de dificuldade, e, consequentemente, a pontuação, aumenta com o “Jogão do Mês”, valendo 4000 pontos – na primeira edição, uma Mesa Redonda sobre Ética – e a “Jogada de Craque”, game trimestral, que permite somar até 6500 pontos.
Toda semana haverá um game diferente disponível, o que garantirá o envolvimento efetivo do colaborador. Ao atingir uma determinada pontuação, o colaborador ganha um cupom virtual que permitirá que ele participe dos sorteios de prêmios como camisetas, mochilas, bolas, mascotes Fuleco e ingressos para a Copa das Confederações, e para o Mundial.
“Ao compreender o briefing do Itaú Unibanco, a Panda e o Banco de Eventos, pensaram em um projeto digital que engajasse o colaborador e que, ao mesmo tempo, o premiasse com isso”, afirma Letícia Galvão Bueno, diretora geral da The Aubergine Panda.
Para incentivar ainda mais a participação, a agência criou ferramentas que distribuirão pontos extras aos usuários. Ao atingir 30 amigos na rede social, por exemplo, ele se torna o “Craque Popular” e ganha 2000 pontos.
Pode também se tornar o “Artilheiro”, caso acerte todos os desafios do mês que têm como tema central o Itaú Unibanco, e fazer o “Gol de Placa”, se acertar todos os desafios relacionados a futebol. Em ambos os casos, o usuário é premiado com dois mil pontos.
O lançamento da rede social foi feito no Brasil, com versão em português, mas a ideia é que ela seja lançada globalmente no segundo semestre deste ano, envolvendo 100% dos colaboradores da organização. Os funcionários poderão participar do Campeonato Craques Itaú Unibanco até o final da Copa de 14.