Experiência de Marca

Palmas entra no circuito de megaeventos

O ministro do Esporte, George Hilton, visitou no dia 13 de fevereiro, o andamento das obras que estão sendo executadas para os Jogos Mundiais Indígenas, que acontecerão em setembro em Palmas.

O ministro do Esporte, George Hilton, visitou no dia 13 de fevereiro, o andamento das obras que estão sendo executadas para os Jogos Mundiais Indígenas, que acontecerão em setembro em Palmas.

O ministro foi recepcionado pelo prefeito Carlos Amastha (PP), o secretário Extraordinário dos Jogos Mundiais Indígenas, Hector Franco, além do deputado federal César Halum (PRB) e equipes ligadas ao esporte.

Durante a visita, o ministro Hilton conheceu a estrutura do Estádio Nilton Santos, onde serão realizadas algumas das competições dos Jogos, e os espaços onde serão construídas a Arena Olímpica, a Vila Global e a Oca Digital.

Foto: Divulgação.
Ministro dos Esportes
Ministro dos Esportes e comitiva visitam as obras do estádio que será sede dos Jogos Indígenas.

 

Nas localidades já estão sendo executados os serviços de terraplanagem. Na ocasião o ministro também conferiu os projetos das instalações dos Jogos.

O ministro se mostrou otimista com o trabalho da Prefeitura da Capital, disse que vai acompanhar a execução das obras e acredita que tudo estará pronto em tempo hábil para o início do evento.

“Palmas entra para o circuito dos megaeventos do Ministério do Esporte. Esta Capital é a única do País que receberá legados de três eventos mundiais: Copa, Olimpíadas e Jogos Mundiais Indígenas. Só Palmas conseguiu isso, e temos certeza de que vai conseguir muito mais.”, afirmou George Hilton.

“Os Jogos deixarão um legado material, esportivo e imaterial, que é a visão da prática de esportes como forma de desenvolvimento social, e resgate dos nossos jovens de situações de vulnerabilidade.”, completou.

Já o prefeito de Palmas declarou que a visita do George Hilton reafirma a parceria no Ministério dos Esportes na realização dos Jogos. “O ministro nos surpreendeu com a disponibilidade para esta visita sem agenda prévia. Estou extremamente seguro de podermos contar com a parceria do Ministério, e tenho certeza de que juntos a gente vai fazer um evento extraordinário.”, afirmou Amastha.

Para a realização do Jogos Mundiais Indígenas, o Governo Federal firmou com a Prefeitura um convênio no valor de R$ 8 milhões para execução das obras necessárias ao evento. Desse valor, Hilton afirmou que já foi repassado R$ 4 milhões.

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontecerão de 18 a 27 de setembro de 2015 em Palmas, com a presença de mais de dois mil atletas de 30 países. Ao todo serão 13 dias de programação.

Além dos indígenas das Américas, também estarão presentes os povos da Austrália, Japão, Noruega, Rússia, China e Filipinas. Do Brasil, cerca de 24 etnias devem participar da competição.

Boa parte do evento é composta por esportes indígenas, que se dividem em jogos tradicionais demonstrativos ou jogos nativos de integração. Outra parcela é composta por esportes ocidentais competitivos, que também tem a característica de unificação das etnias e povos indígenas.

Circuito de Corridas 

O ministro George Hilton também participou do lançamento do Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua. Durante a cerimônia foram apresentadas as datas e detalhes das 11 etapas do Circuito Virgílio Coelho de Corridas de Rua.

A primeira etapa acontece dia 7 de março – Corrida Feminina, e as inscrições já estão abertas por intermédio do site.

Confira as datas da corridas:

Corrida Feminina: 7/3.
Corrida de Tiradentes: 21/4.
Corrida Sesi do Trabalhador: 1/5.
Corrida de Palmas: 24/5.
Corrida do Fogo: 5/7.
Corrida do Advogado: 2/8.
Corrida dos Jogos Mundiais Indígenas: 27/9.
Volta das Arnos Contra o Câncer: 18/10.
Corrida de Rua da UFT: 31/10.
Desafio dos Fortes: 22/11.
Eco Run Taquaruçu: 13/12.