No road show “A Propaganda em Análise”, promovido pelo FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda em parceria com o SINAPRO/RS e patrocínio do Oracle Marketing Cloud, nesta última quarta-feira (9).
Em Porto Alegre, o diretor de Marketing América Latina – Oracle Marketing Cloud, Bernardo Brandão, apresentou a palestra itinerante A Transformação para o Marketing Moderno.
O especialista acentuou que estamos vivendo a Era do Consumidor no Poder, um Ciclo de compra cada vez mais direcionado pelo Marketing.
Diante das transformações e da tecnologia, Brandão disse que os profissionais estão se adaptando ao novo marketing, em que o consumidor tem absoluto poder e pode definir a hora, canal, de que forma e velocidade ele vai consumir determinado conteúdo.
“Hoje em dia não pode ser só arte ou só ciência, é necessário encontrar o melhor dos dois mundos para criar uma estratégia que seja eficiente”.
Durante o encontro, que reuniu lideranças de agências, o superintendente da Fenapro, Alexis Pagliarini, e o presidente do Sinapro/RS, Fernando Silveira, Bernando Brandão apontou cinco princípios do Marketing Moderno: Segmentação (conhecer o cliente de verdade) e neste momento exibiu a frase de Peter Drucker, que diz “O objetivo do Marketing é conhecer e entender o cliente de tal forma que o produto ou serviço se ajuste de maneira que se venda sozinho”, Engajamento (marketing multicanal sempre ativo), Conversão (transformar prospects em clientes e clientes em advogados da marca), Análise (medir, otimizar e decidir baseado nos dados.
Neste item, segundo ele, três em cada quatro CEOs querem que o Marketing se torne 100% focado em gerar ROI – Retorno sobre investimento) e Tecnologia.
Analisou a diferença entre o profissional de marketing de ontem e de hoje. Segundo ele, antes a mensagem distribuída por meio das agências era unilateral, saia da empresa para o consumidor e não voltava.