As Olimpíadas de Tóquio podem ter 40% dos seus eventos sem presença do público. A informação foi divulgada no domingo, 4, pelos jornais Japan Times e The Mainichi.
A medida pode ser adotada por conta do estado de emergência na Capital japonesa por conta da pandemia do Covid-19.
Leia também: Protestos pedem cancelamento das Olimpíadas de Tóquio.
A organização dos Jogos, inicialmente, havia determinado que as arenas poderiam receber 50% da sua capacidade sem ultrapassar o limite de 10 mil torcedores.
Este limite pode cair para apenas 5 mil nas próximas semanas em uma decisão que está próxima de ser aprovada.
“Sera-melhor não ter espectadores desde o início do que não ter espectadores depois que o estado de emergência for declarado durante os Jogos.”, afirmou um dirigente do evento escutado pela imprensa japonesa.
O estado de emergência em Tóquio é válido até o próximo domingo (11). Para definir a regra de realizar eventos com 50% da capacidade das arenas, o Comitê Organizador do Jogos Olímpicos apostava que o decreto não fosse renovado na próxima semana, o que é visto como improvável diante do cenário do momento.
Especialistas alertaram sobre um possível aumento nas infecções antes e depois do início das Olimpíadas. Apesar da publicação da reportagem na imprensa, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio ainda não se manifestou sobre o assunto.
Foto: Reprodução.