O título mundial de surfe foi decidido no dia 17 de dezembro, em Pipeline, no Havaí: Adriano de Souza conquistou pela primeira vez o campeonato depois de superar Mick Fanning e o favoritismo de Gabriel Medina, que tentava o bicampeonato.
No total, seis surfistas disputaram a taça de campeão do mundo. Deste grupo, três surfistas são patrocinados pela Oi, Filipe Toledo, Adriano de Souza (Mineirinho) e Gabriel Medina.
Fotos: Divulgação/Oi.
Pela primeira vez em dez anos, o surfista do Guarujá, mais conhecido como Mineirinho chegou ao Havaí, última etapa do CT, com chances reais de se tornar campeão. Para fazer história na grande decisão da Liga Mundial de Surfe (WSL), Mineirinho dependia somente dele mesmo.
Já campeão e fechando com chave de ouro o ano para os brasileiros, após a derrota do australiano Mick Fanning nas semifinais, Mineirinho foi para final de Pipeline com o campeão mundial de 2014, Gabriel Medina, e também venceu a etapa. O time Oi foi tricampeão no Havaí: “Campeão Mundial, campeão da Tríplice Coroa Havaiana e campeão do Pipeline Masters”.
"É um sentimento incrível, dedico ao Ricardo dos Santos, ele pavimentou meu caminho. Fiz uma tatuagem para ele dizendo Força, Equilíbrio e Amor, igual a dele. É tudo o que precisei para vencer. No meio do caminho eu achei que Mick merecia mais, mas ele é um cara forte demais, tricampeão, lutando até o fim. Quando perdi Portugal achei que o campeonato tinha ido embora. Queria agradecer muito a Deus por este momento e dizer que sou muito abençoado por ele e pelo Ricardinho. Vou carregar a alma dele comigo para sempre. Sei que ele vai estar junto comigo e ele está lá em cima olhando por mim. Dedico esse troféu ao meu irmão Angelo que com 30 reais comprou uma prancha pra mim. Na época era muito dinheiro. Estou no topo do mundo por 30 reais.", disse Mineirinho, logo depois de sair da água.
Tríplice Coroa Havaiana
O surfista Gabriel Medina também conquistou a “Tríplice Coroa Havaiana” que é um conjunto de três campeonatos de surf realizados na Costa Norte da ilha de Oahu, Havaí. O primeiro campeonato é realizado em Haleiwa, o segundo em Sunset, e, por último, o Pipe Masters, em Pipeline. É a primeira vez que um brasileiro é campeão da “Tríplice Coroa Havaiana”.