Experiência de Marca

O que podemos esperar das marcas neste LollapaloozaBR 2023?

Com o dia 24 se aproximando, já temos algumas respostas, mas seguimos teorizando sobre o que pode rolar dentro e fora do festival.


O Lollapalooza Brasil 2023 começa no próximo dia 24 e vai até 26 de março. Durante os 3 dias de evento, se acompanhar o sucesso da última edição, serão 100 mil pessoas por dia transitando no Autódromo de Interlagos e curtindo tudo o que os artistas e as marcas entregarão à elas.

Isto porque 16 marcas patrocinadoras e apoiadoras marcarão presença com muita experiência para o público, gerando conexões únicas entre os participantes e o festival. Serão elas: Bradesco, Mike’s, RedBull, Budweiser, Johnnie Walker, Adidas, Chevrolet, McDonald’s, Braskem, Smasung, Vivo, Olla, Coca-Cola, Tanqueray, Instagram e Sadia.

Há 4 dias do início oficial, já até falamos de como foi o Lollapalooza Argentina, que aconteceu no último fim de semana, e separamos aqui as nossas especulações e outras confirmações sobre o que algumas dessas marcas vão trazer para o festival. Confira!

Montagem-da edição 2023. Foto: Reprodução / Twitter

Palcos

Não podemos começar com outro tópico: as marcas que estão responsáveis pelos palcos do Lolla. Adidas, Johnnie Walker, Chevrolet e Budweiser são as empresas que receberão os artistas durante os três dias de festival.

Aliás, o Palco Chevrolet era conhecido até então como Palco Onix, ou seja, a marca irá mudar a sua abordagem nesta edição. Outra diferença também está relacionada ao Palco Perry’s by Johnnie Walker, já que a empresa substituiu a Doritos na função. Vamos ver melhor sobre essas duas:

 

Johnnie Walker Blonde

O Johnnie Walker Blonde é um dos novos lançamentos da empresa, que será apresentado com ainda mais profundidade aos brasileiros durante o LollapaloozaBR. A marca está muito atenta ao público amante da música eletrônica, então podemos esperar uma estrutura ideal para fotos e um rooftop de dar inveja, além, é claro, do palco Perry’s by Johnnie Walker Blonde com atrações como 

@promoview Whisky com musica eletrônica? Sim! No nosse esquenta pro @Lollapalooza Brasil, vamos falar de JW! Na parte 2, falamos sobre como a marca vai sair de dividir estande com Tanqueray pra ocupar o proprio palco e provavelmente trazer muita experiencia para o publico! Estamos apostando em photo opportunity amarelo e com muita luz, além do rooftop mais desejado do festival! PARTE 1 @Promoview PARTE 3@Promoview O que achou dos palpites? Logo mais vem parte 3! Sobre qual marca vcs querem fanficar? ? #johnniewalkerblonde #festival #musica #cobertura #livemarketing #brandexperience #promoview #lollapaloozabrasil2023 #lollapalooza #lollapaloozabrasil ? 2023 Space Odyssey – Official Sound Studio

Até porque, Johnnie Walker Blonde é o maior lançamento de marca em 30 anos, e é um uísque feito para misturar, desenvolvido seja para agradar aos fãs de drinques ou para conquistar aqueles que não tem o uísque como sua bebida preferida.

Utilizando uma área que em 2022 foi de Doritos e no festival há somente duas edições, a participação mais forte de JW consolida o compromisso da marca no investimento de experiências com o público – um posicionamento que manteve vivo durante 2022 e este começo de 2023.

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Fim do Onix (Day) no Lollapalooza

A Chevrolet ainda não confirmou se terá Onix Day neste Lollapalooza 2023, mas por estar tão próximo ao evento, é muito provável que este não aconteça nesta edição do festival. O evento exclusivo foi realizado nas últimas três edições do LollaBR, em 2018, 2019 e 2022, tendo recebido 40 mil pessoas na última edição. A participação no Onix Day era gratuita para todos os participantes.

O que já sabemos é que o foco em um único modelo da marca será descontinuado depois de 8 anos no LollaBR. E isso porque nome do seu palco, que sempre foi Onix, virou “Chevrolet” – o que indica que os participantes podem esperar vários modelos no festival também.

Na falta de Onix Day, a marca deve investir em outros recursos de aproximação com influenciadores. Uma das formas de fazer isso, e que tem se destacado em vários festivais, é o Glass Studio, em que são trazidos programas de podcast que geram conteúdo com grandes influenciadores, e imaginamos que – além de Bradesco – a Chevrolet também invista no seu nesta edição.

Além disso, geralmente a marca se propõe a trazer um “brinquedão” como foi no ano passado com uma espécie de big tower, ou em 2015 que levou uma montanha-russa ao festival. Então existe a possibilidade da proposta se manter também este ano.

@promoview Vem fanficar com a gente! No nosso esquenta pro #lollapaloozabr2023 a gente vai trazer suposições e expectativas sobre como algumas marcas vão ser ativadas no festival! Na parte 1, falamos sobre Chevrolet e algumas possíveis mudanças na sua participação esse ano – que inclusive segue em silêncio sobre Onix Day, que rolou em 2018, 19 e 22. Provavelmente ela vai trazer vários modelos; algo focado em influenciadores e um brinquedo mais “radical” pra galera se divertir! O que achou dos palpites? Logo mais vem parte 2! Sobre qual marca vcs querem fanficar? ? #chevroletnololla #chevrolet #festival #musica #cobertura #livemarketing #brandexperience #promoview #onixday ? Do Nada – Dj Créu

 

Bradesco

Esse ano o Bradesco vai entrar em ação com diversas ativações da marca com o público, além de marcar forte presença na alameda das ativações do LollaBR 2023.

Uma notícia que deu o que falar na última semana, foi a confirmação da distribuição de água pela marca. Com as ‘Water Stations’, as pessoas que conseguirem pegar umas das squeeze do festival, poderão pegar água sempre que estiverem com sede – estratégia esta já adotada pela marca na edição de 2019 do festival, e que foi muito bem recebida pelo público. 

No total, serão 4 estações de fornecimento de água, além de 2 pontos de retirada de squeezes, com a distribuição de 3 modelos diferentes. 

@promoview Veio mais infos de @bradesco no @Lollapalooza Brasil ! Infos sobre a comunicação da marca, ativações, programa especial, squeezes, pulseiras, e muito mais! Segue a gente pra nao perder nada da nossa cobertura especial ??? #lollapaloozabr #lollapalooza #foquinha #podpah #pulseiralolla #brindes #lollapaloozabr2023 #noticia #livemarketing #brandexperience #promoview #promoviewtiktok ? som original – Promoview

Mas não só nisso a empresa estará por trás. Durante todo o trajeto até o festival, o metrô da cidade de São Paulo estará personalizado com a temática da marca. Além disso, a pulseira “Lolla Cashless by Bradesco”, meio de pagamento oficial do evento, retorna na edição de 2023.

A pulseira busca substituir o ingresso físico e o uso de dinheiro dentro do festival, o que evita filas e garante agilidade na compra de bebidas, comidas e qualquer outro serviço disponível dentro do autódromo. O carregamento pode ser feito antes ou durante seu uso e há reembolso do valor não usado. 

Foto: Divulgação Bradesco

A marca também confirmou que produzirá conteúdos em seu glass studio próprio, sob o comando da jornalista e influenciadora Foquinha, para ser transmitido em seu canal do Youtube. Confira mais detalhes aqui.

Cidade do Hambuguer de ‘Méqui’

Para quem estiver com fome no festival, o McDonald’s estará lá para dar uma mãozinha. A Cidade do Hambúrguer by Méqui será uma das suas áreas feitas para quem estiver a fim de comprar um lanche durante o dia.

A rede de Fast Food esteve também com uma promoção, que esteve válida até o dia 17 de março. Qualquer pedido feito pelo McDelivery, via aplicativo do McDonald’s, deu uma chance para concorrer a um par de ingressos para a pista do Lollapalooza Brasil 2023.

Podemos esperar muitas novidades do Méqui dentro do festival para aproximação com o público. Uma vez que a marca também está presente no BBB 2023, a ativação da marca pode incluir alguma brincadeira no estilo gincana para entrega de brindes, prêmios e vouchers – estamos especulando algo como o que iFood fez no Rock in Rio 2022, ou que Mercado Livre realizou na CCXP 2022 (confira no vídeo abaixo).

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Samsung

Pelo quarto ano consecutivo, a Samsung será uma das patrocinadoras oficiais do LollaBR, sendo confirmada somente no último dia 23/02

Além de aproximar o público com a nova linha de smartphones Galaxy S23 5G, ao que tudo indica a roda-gigante tradicional da marca estará de volta mais uma vez, uma das atrações mais disputadas do evento.

 

Mike’s

O drink pronto com vodka da Ambev também vai marcar presença no festival. Com vários brindes, o estande vai contar com espaços instagramáveis e com travesseiros gigantes em formato de limão no local.

Queremos que o consumidor se divirta e que nosso drink pronto seja lembrado pelo consumidor, garantindo boas lembranças de um dos maiores festivais, mostrando que além do produto, é também a experiência Mike’s para escutar boas músicas e brindar com os amigos”, disse Guilherme Poyares, diretor de marketing de Mike’s.

Foto: Divulgação Ambev

Mike’s foi lançada no fim de 2020 e geralmente se faz presente nos eventos de outros rótulos da Ambev, como foi o caso de BudX (o evento da Budweiser durante a Copa do Mundo) e Oktoberfest Blumenau (em que a Spaten era a patrocinadora) em 2022. 

E essa ativação quase sempre vem no formato de sampling, para facilitar a experimentação do produto pelo público, mas com um público de 100 mil pessoas no Lollapalooza, era de se esperar que fossem aplicados recursos, dentro da experiência, para que a marca não se preocupasse com a quantidade de produto levada ao festival, e que esta também não fosse tão superficial.

Braskem

A marca tem aparecido nos festivais com uma proposta muito interessante com foco na sustentabilidade, e atraiu muita gente no último Rock in Rio 2022. Isto porque a Braskem criou uma dinâmica de geração de pontos em troca de recompensas, utilizando embalagens descartadas no próprio festival. Dá uma olhada no “cardápio” do RiR:

Fãs trocam lixo reciclável por brindes no Rock in Rio 2022: 'só estamos  aqui para caçar brindes' | Música | O Globo
Foto: Reprodução/OGlobo

E não era só isso, até porque foram vários pontos distribuídos na Cidade do Rock, que realizavam a coleta e troca, em estandes muito bonitos. Por isso, acreditamos que “em time que tá ganhando não se mexe”, e a chance da marca trazer a mesma proposta para este LollaBR 2023 é alta.

Olla

A marca de preservativos está sempre de olho nos maiores festivais do país, e adora montar seus estúdios para convidar podcasters. No último Lollapalooza (2022) levou PodPah para dentro do autódromo, e no Rock in Rio 2022, levou Vênus Podcast. Fica em aberto se manterão e estratégia ou se vão trocar. 

O que sabemos é que, com ou sem glass studio, a marca engaja bem com o público e gosta da proposta de fotos em suas ativações e de distribuir bastante produto para os participantes. Confira como estava o estande da marca no RiR:

@promoview Louge como brinde? Isso mesmo o estande da olla te proporciona isso e mais um pouco. #RockinRio2022 #dicas #brindes #promoview #festival #rockinrio ? A Culpa É Tua Você Falou pra Fulana – Selminho Dj & MC Durrony

Outra confirmação que já recebemos é que Olla vai proporcionar meet and greet com artistas do line-up, como é o caso do cantor YUNGBLUD. Saiba mais clicando aqui.

 

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Estaremos presentes no Lollapalooza Brasil 2023 com muito conteúdo sobre todas as marcas e experiências no festival. No Instagram, através dos stories e vídeos curtos, além do TikTok e YT Shorts do Promoview. Nos acompanhe por lá e mande suas perguntas para uma cobertura completíssima! 

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