Experiência de Marca

Nike e Rayssa Leal incentivam o esporte para meninas do Nordeste

O lançamento do Edital 'Skate pela Mudança Social', em parceria com a Laureus e a REMS, busca apoiar organizações da região que promovam o esporte como ferramenta de transformação social e desenvolvimento humano.


A Nike, em parceria com a atleta Rayssa Leal e a Laureus Sport for Good, unem forças à REMS (Rede Esporte pela Mudança Social) para apresentar o Edital “Skate pela Mudança Social“. A iniciativa tem o objetivo de apoiar organizações sem fins lucrativos na região Nordeste do Brasil, que promovam ou tenham a intenção de promover a modalidade como ferramenta de desenvolvimento humano, com foco especial no aumento da participação feminina.

Ao usar o poder do esporte como agente de mudança, o programa reforça o compromisso da Nike, REMS e Laureus em contribuir para que as crianças e os jovens alcancem o seu maior potencial e de criar condições igualitárias para todos, principalmente para as meninas. O edital também é resultado de uma parceria que existe desde 2007 entre Nike e REMS, em que, juntas, trabalham para que mais de 200 mil pessoas tenham acesso ao esporte a cada ano.

“Nossa rede tem como missão mobilizar e fortalecer organizações, grupos e movimentos sociais que reconheçam o esporte como fator para o desenvolvimento humano. Sabemos que, mundialmente, meninas entre 11 e 17 anos costumam abandonar a prática esportiva por diversos motivos. O edital é uma forma de reforçar a nossa agenda, principalmente na região Nordeste, e de promover acesso e uma experiência positiva com esporte para meninas, visando um futuro com mais oportunidades para a próxima geração”, destaca William Boudakian, diretor executivo da REMS.

Rayssa Leal, skatista apoiada pela Nike desde 2018,  é uma das representantes do projeto Nike Athlete Think Tank, que tem o intuito de reunir atletas da marca para pensar soluções focadas no futuro das meninas e mulheres no esporte. O Edital “Skate pela Mudança Social” é uma destas iniciativas apoiadas a partir dessa ação global. 

“Fico muito feliz em fazer parte de algo que incentiva meninas a andarem de skate, principalmente no Nordeste. Acho que é uma oportunidade de quebrar barreiras e provar que as meninas podem andar de skate e se divertir praticando esporte”, disse Rayssa.

O Edital busca fortalecer até cinco organizações sem fins lucrativos na região Nordeste por meio de gestão organizacional, gestão pedagógica e aporte financeiro. As ONGs selecionadas participarão de eventos, atividades online e presenciais, e treinamentos planejados entre junho de 2024 e abril de 2025. 

A inscrição é gratuita e pode ser realizada online por meio do preenchimento do formulário disponível até as 23h59 do dia 12 de janeiro de 2024. Com a intenção de esclarecer eventuais questionamentos sobre o edital, será realizado um plantão de dúvidas online no dia 11 de dezembro de 2023. Para download de todas as informações e requisitos do processo, clique aqui.

Foto: Divulgação