Em 1998, a Nike lançou a primeira chuteira Nike Mercurial, inspirada e projetada para um atleta que jogava um estilo de futebol que nunca tinha sido visto antes.
“Ultraleve, para que suas pernas sejam tão rápidas quanto a sua imaginação”, dizia o slogan. O jogador era Ronaldo Luís Nazário de Lima: o Fenômeno. Para comemorar os 15 anos desse modelo de chuteira, a Nike criou a edição Especial Mercurial IX, que relembra o design original da linha.
São apenas 1.998 pares, que estarão disponíveis a partir de 08/05 em lojas selecionadas em todo o mundo e também no website.
“Há 15 anos, o impacto de Ronaldo no futebol foi imenso. No período que antecede a Copa de 2014, queríamos celebrar a chuteira e o jogador. Pensamos em uma estrutura moderna de sua chuteira de 1998 como uma celebração daquele momento”, afirma Phil McCartney, vice-presidente da Nike Football Footwear.
Ronaldo está particularmente associado ao amarelo, azul e prata, as cores originais da chuteira Nike Mercurial que ele usou na Copa da França. Entre várias chuteiras em preto e branco no campo, a Nike Mercurial destacou-se pela sua forma elegante e estilo.
A equipe da Nike pensou não só na estrutura, mas também levou em conta a estética de 2013. “O amarelo da versão de 1998 foi substituído pela cor volt diferenciada, que se tornou sinônimo de design da Nike no ano passado em Londres, e o prata original foi atualizado com um acabamento metálico”, conta McCartney.